Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Produtores prestigiam abertura da safra da canola

Produtores prestigiam abertura da safra da canola
Uma dinâmica com a plataforma encerrou o evento
Discutir e conhecer os desafios e as formas de implantação da cultura da canola. Estes foram alguns dos objetivos do dia de campo e também da solenidade oficial da Abertura Nacional da Colheita da Canola realizada durante a tarde de segunda-feira (27) em Colorado.

Cerca de 500 produtores da região prestigiaram o evento, que marcou o início da colheita que deverá se estender até a primeira quinzena de novembro. Os agricultores, técnicos, agrônomos, pesquisadores e estudantes puderam conhecer de perto o desenvolvimento da cultura, desde o plantio, corte e enleiramento até as vantagens de comercialização. Em quatro tendas técnicas representadas pela BSBIOS, Emater, Cotrijal e Embrapa-Trigo os participantes puderam tirar as suas dúvidas e aperfeiçoar os conhecimentos.

Na solenidade de abertura o diretor superintendente da BSBIOS Erasmo Carlos Battistella salientou a trajetória da canola desde que começou a ser fomentada pela indústria de biodiesel e suas parceiras. "É um trabalho que está dando certo, lembro do início quando nos reunimos em busca de parcerias com diversas entidades, bancos e produtoras de equipamentos e tecnologia, hoje vejo que estão todas aqui cada um fazendo a sua parte para a consolidação da cultura", afirmou.

O presidente da Cotrijal Nei César Mânica destacaou colaboração da canola e do biodiesel para o desenvolvimento de Colorado e região. "Com um pensamento arrojado de seu idealizador, Battistella, a BSBIOS cresceu e é reconhecida no mercado nacional de produção de energia renovável, e pelo segundo ano consecutivo está aqui envolvendo produtores, profissionais, técnicos, pesquisadores, entre outros envolta da cultura que agrega renda a cadeia produtiva. Queremos que a canola cresça mais, quem sabe chegando a 25, 30 mil hectares no ano que vem gerando matéria-prima suficiente para a produção de biodiesel, pois as dificuldades iniciais estão sendo superadas por todos os envolvidos", declarou Mânica.
O prefeito de Colorado Lírio Riva destacou que o evento como um um dia de festa para Colorado, "no início ninguém acreditava, mas hoje temos mais uma alternativa para a produção rural, a canola é motivo de orgulho para todos".

Ao final do ato solene foi realizada a dinâmica com a plataforma de corte e enleiramento. A BSBIOS fomentou a cultura em mais de 60 municípios da região norte, nordeste e noroeste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com um total de 15.000 ha de área cultivada.

A Abertura da Safra Nacional da Canola foi uma realização da BSBIOS, Produfort, Cotrijal, Embrapa-Trigo, Sindicato Rural de Colorado e Emater, com apoio do Banco do Brasil, Grupo DRS Biocombustíveis, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Colorado, ACICOL, UPF, Prefeitura de Colorado e Banrisul e patrocínio da John Deere concessionária Castelmaq, Sicredi e Kuhn.