Oliveira trabalhou potencialização da autoestima
O 15° Encontro de Mulheres Cotrijal encerrou na tarde desta quinta-feira (7) com pleno sucesso. Em dois dias de atividades - a programação é repetida para atender todas as interessadas -, 1500 mulheres, dos 14 municípios da área de abrangência da cooperativa, estiveram no Parque da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque. O evento é promovido pela Cotrijal, em parceria com o Sescoop/RS.
Na palestra da tarde, o filósofo e especialista em saúde mental e programação neurolinguística Renato Oliveira trabalhou a potencialização da autoestima feminina. Oliveira lembrou da importância da palavra, que pode elevar ou diminuir a autoestima de uma pessoa. Disse que o ser humano precisa viver com alegria e estar atento a suas atitudes. "Aprendam a perceber o valor de vocês, da família, do trabalho, de Deus, enfim, valorizem o que vocês tem, porque de nada adianta conquistar o mundo se você perde a si mesmo", destacou.
Cuidados com a pele e automaquiagem
Na parte da manhã, o farmacêutico Mauro Mazzutti, da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra/Carazinho), deu às participantes recomendações sobre a importância do uso do filtro solar. A principal orientação é escolher um produto de qualidade, que realmente ofereça proteção à pele.
Coordenador do curso de Estética e Cosmética da Ulbra, Mazzutti disse que cada pele exige um cuidado diferenciado. "Quanto mais clara, maior deve ser o fator de proteção", afirmou, lembrando que o ideal é aplicar nova camada de protetor a cada duas horas. E antes de aplicar essa nova camada, é importante limpar bem a camada anterior, devido a oleosidade.
A professora de estética e cosmética Renata Ebone Matiasso, que atua com estabelecimento próprio na área de cosmética e estética há mais de dez anos e é pós-graduada em educação, fez a transformação de uma participante do evento para mostrar como a maquiagem pode trazer a tona a beleza da mulher. "O importante é não exagerar, principalmente se não se tem certeza do que está fazendo", explicou, destacando: "A sutileza e a harmonia são sempre bem-vindas para não ofuscar o que poderia sobressair e prender a atenção no que pode estar errado".