Giovani Cherini palestrou no final do evento
Visando fortalecer o cooperativismo nos municípios através da representação política, o Sistema Ocergs-Sescoop/RS realizou durante dois dias no parque da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, o Seminário das Frencoops Municipais. O evento reuniu vereadores e representantes de executivos municipais e de cooperativas de toda a região.
Na quinta-feira (14), o gerente de Desenvolvimento Cooperativista da Cotrijal, Enio Schroeder, apresentou o case Cotrijal: Competitividade x Oportunidade, trazendo informações sobre os 53 anos da cooperativa, sua área de ação, projetos que estão sendo desenvolvidos, e ainda explicando sobre a forma de atuação do quadro social. "Além de falar sobre os nosso projetos, esse evento nos possibilita pensar cada vez mais no cooperativismo, já que é através de ações concretas, como essa realizada pelo Sescoop/RS, que é possível almejar um futuro promissor".
O seminário encerrou na tarde desta sexta-feira (15), com a participação do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius e também do presidente da Assembleia Legislativa do RS, Giovani Cherini, presidente do Frencoops, que coordenou a última palestra do evento. Ele disse que os dirigentes de cooperativas devem entender que o cooperativismo precisa caminhar junto com a política. "Não queremos que as cooperativas tenham cores partidárias, mas sim que possam estar representadas no meio legislativo", alerta o deputado. Já o professor Vergilio Perius argumentou que as cooperativas são fruto de aspirações coletivas, e por isso precisam ter representação política nas Câmaras de Vereadores.