Houve degustação durante a feira
Desenvolver atividades com o objetivo de divulgar a importância de uma alimentação saudável. Este é o principal objetivo da Feira da Alimentação Saudável, desenvolvida pelos alunos da Escola Municipal Amália Kerber, de São José do Centro, interior de Não-Me-Toque.
Nesta quarta-feira (27), todos os alunos da escola colocaram em exposição os seus trabalhos na 9ª edição da feira, que faz parte do Projeto A União Faz a Vida. Prestigiaram a abertura da feira: gerente de Desenvolvimento Cooperativista da Cotrijal, Enio Schroeder; presidente da Câmara de Vereadores de Não-Me-Toque, Valdir Kirst; secretário Municipal de Educação, Darci Bueno; Vice-prefeita de Não-Me-Toque, Teodora Lütkemeyer; prefeito de Não-Me-Toque, Antônio Vicente Piva.
A diretora da Escola Amália Kerber, Marilei Fátima de Britto, explicou que esse trabalho envolve todos os alunos durante boa parte do ano letivo. "No começo do ano cada turma escolhe uma família que mora no interior para desenvolver as ações do projeto. Após, os alunos vão até essas propriedades onde aprendem a confeccionar alimentos voltados para a saúde", explica a professora, orgulhosa do trabalho apresentado pelos estudantes na feira. "Percebemos o total envolvimento dos alunos e também dos pais nesse projeto que deixa como mensagem a importância de uma alimentação diferente, porém, saudável".
O gerente de Desenvolvimento Cooperativista da Cotrijal, Enio Schroeder, destacou o crescimento da feira e a dedicação de alunos e professores para a realização do evento. "Muitos só valorizam as coisas grandes, mas a simplicidade acima de tudo traz muita alegria e é isso que vejo nesses diversos trabalhos. Aqui temos algo diferenciado e não podemos perder essa tradição", observou Schroeder.
A Feira da Alimentação Saudável contou com a exposição de alimentos diferentes, como o bolo de feijão e bolo de fibras. Os estudantes também confeccionaram queijos, salames, pães, cucas, artesanato, temperos e preparados especiais com ervas medicinais.