A primeira semana do mês de novembro será de tempo seco e com altas temperaturas. É o que indica o meteorologista da Somar, Celso Oliveira, sobre o clima para essa primeira semana do mês na área de abrangência da Cotrijal. "O mês começou com o tempo bem mais firmo, com temperaturas mais baixas pela manhã, com uma elevação a tarde. Não há expectativa de mudanças até a sexta-feira, dia 5", explica o meteorologista chamando a atenção para a temperatura mínima que oscilará nesses próximos dias em 10 graus, e a máxima deve ultrapassar os 28 º C.
As frentes frias também estarão presentes nesse mês de novembro, há uma previsão de que o tempo mude já para o dia 6, próximo sábado, quando uma frente fria deve avançar pela região norte do estado do Rio Grande do Sul. "Não teremos chuvas significativas com a passagem desse sistema. Porém entre os dias 8 e 9 de novembro outra frente fria deve avançará pelo território gaúcho, com um acumulado superior a 20 milímetros", explica Oliveira.
EFEITO LA NIÑA
Os gaúchos seguirão sentindo os efeitos do La Niña. Afirma o Meteorologista Celso Oliveira, que relaciona as baixas temperaturas registradas atualmente nas madrugadas e manhãs com o fenômeno climático.
As simulações até mostram algumas madrugadas mais quentes, entre os dias seis e sete de novembro. Um destaque será a elevação das temperaturas, especialmente a partir da quarta-feira (3), teremos temperaturas em torno dos 30 graus, será uma primeira onde de calor na primavera", observa o meteorologista salientando que a La Niña faz com que essas ondas de calor não sejam duradouras, tanto que no dia 10, após a passagem de uma frente fria o tempo volta a secar e a temperatura mínima será de 10 graus. "Essas quedas nas temperaturas serão sentidas ao longo da primavera e também ao longo de boa parte do verão, o que é normal acontecer em tempos de La Niña".