Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Cooperativistas do Tocantins visitam a Cotrijal

Cooperativistas do Tocantins visitam a Cotrijal
Grupo ficou satisfeito com troca de experiências
Com o objetivo de permitir a troca de experiências e vivências, fundamentais para o desenvolvimento do cooperativismo, a OCB/Sescoop-TO está promovendo uma visita técnica de mulheres cooperativistas do Tocantins ao Rio Grande do Sul.

O grupo de 22 associadas, esposas e filhas de associados de seis cooperativas tocantinenses - Coapa, Ceduc, Coopernorte, Sicoob Credipar e Unimed Palmas, além de representantes da unidade estadual da OCB no Tocantins - visitaram ontem (4), a sede da Cotrijal em Não-Me-Toque. As visitantes foram recepcionadas pelo gerente de Desenvolvimento Cooperativista, Enio Schroeder; gerente de Lojas, Avanise Guareschi; gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional, Iara Silveira da Cruz, e gerente Financeira, Dalva Schroeder. Um grupo de mulheres líderes de núcleo da Cotrijal e a conselheira Representante dos Líderes de Núcleo pela Região Sede, Iloni Maria de Quadros, também recepcionou as visitantes.

As cooperativas da região Norte que estão visitando o Rio Grande do Sul constituíram núcleos femininos recentemente. Por isso, estão conhecendo as cooperativas gaúchas que são consideradas modelos na gestão destes núcleos. “Optamos por visitar as cooperativas do Rio Grande do Sul porque é muito forte a presença da cultura da cooperação nas comunidades. Os projetos sociais com mulheres e jovens já estão consolidados nas cooperativas. Foi possível conhecer um pouco da realidade dessa cooperativa que é referência nacional, a Cotrijal, que nos recebeu de portas abertas e nos proporcionou bons momentos", explica a superintendente da OCB/Sescoop-TO, Maria José Andrade, que acompanha o grupo e ainda revela que é importante conhecer experiências exitosas, como por exemplo, o caminho percorrido para se chegar aos resultados alcançados pelo cooperativismo gaúcho.

A programação, elaborada pelo departamento de Promoção Social do Sescoop/RS, inclui visitas a cooperativas dos ramos Trabalho, Educacional, Agropecuário, Crédito e Saúde.


O roteiro termina no sábado, dia 6. O grupo visitará além Não-Me-Toque, as cidades de Porto Alegre, Teutônia, Lajeado, Canela e Nova Petrópolis, a Capital Nacional do Cooperativismo.

A visita faz parte do projeto "Organização do Quadro Social (OQS) - Elemento de Sustentação das Cooperativas do Tocantins", que tem como objetivos fortalecer e desenvolver o quadro social das cooperativas envolvidas, de forma que os cooperados se tornem mais conscientes, participativos e comprometidos.