A Cotrijal e a Emater encerraram nesta quinta-feira (25), mais um curso sobre pratos especiais a base de frango. Realizado no Centro de Treinamentos de Agricultores do Alto Jacuí (Cetaj), localizado dentro do Parque da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, durante três dias, o curso oportunizou a um grupo de produtoras da cooperativa aprender as várias maneiras de desenvolver pratos a base da carne de frango.
Um dos destaques foi a prática de desossar o frango. Também um abate diferenciado mostrado pelas extensionistas da Emater chamou a atenção das produtoras. O procedimento ensina a retirar toda a pele da ave de uma só vez, descartada na maioria das receitas pela quantidade de gordura que possui. Durante os três dias de curso, as participantes aprenderam a fazer 27 pratos a base de frango.
No encerramento, o coordenador do Cetaj, Celso Siebert, disse estar satisfeito com o resultado do curso porque a avaliação feita pelas participantes foi muito positiva. Ele aproveitou para informar que Emater e Cotrijal devem se reunir nos próximos dias para definir o calendário de cursos de 2011. "A ideia é revermos algumas questões na organização para melhor atender o quadro social da cooperativa", revela, informando que o cronograma de cursos deve iniciar somente depois da Expodireto, na segunda quinzena de abril.
A extensionista Ana Cassol, da Emater de Tapera, destacou que as avaliações feitas pelas participantes são importantes para que se possa identificar o que está bom e o que precisa ser melhorado. "A gente fica feliz em saber que as produtoras ficaram satisfeitas com o curso e esperamos que realmente possam aproveitar o que aprenderam", afirmou.
Falando em nome das participantes, a produtora Delci Papke, de Lagoa dos Três Cantos, agradeceu a Cotrijal e a Emater pela oportunidade de aprendizado. Ela disse que é a primeira vez que participa de um curso no Cetaj e que adorou as receitas.
Atuaram como instrutores do curso as extensionistas da Emater/RS-Ascar Ana Cassol (Tapera), Lisiana Ramos (Não-Me-Toque), Odete Finck Haupenthal (Chapada), Taciana Graminho (Coqueiros do Sul) e Terezinha Fusiger (Almirante Tamandaré do Sul), além do engenheiro agrônomo Alessandro Davesac (Victor Graeff).