Integrando as atividades programadas para comemorar os 50 anos da Stara, a inauguração do Parque de Fundição e Usinagem da empresa, em Carazinho, mobilizou autoridades políticas do Município, do Estado e da região, além de representantes de entidades de classe, colaboradores, clientes e fornecedores, na manhã desta quarta-feira (1º). A solenidade ocorreu logo após a palestra proferida pelo ex-técnico da Seleção Brasileira de Futebol, Luis Felipe Scolari, realizada nas dependências da Bier Site. Compuseram o palanque oficial, os deputados Estaduais, Márcio Biolchi, que representou a Assembleia Legislativa (AL); e Pedro Westphalen; o prefeito de Carazinho, Aylton Magalhães; o presidente do Legislativo carazinhense, Gilnei Jarré, e o diretor de Operações da Caixa/RS, Rogério Wallau. A família Trennepohl - Gilson, Susana, Átila, Fernando e Nicole -, como anfitriã do evento, recepcionou a todos os presentes.
A Fundição e Usinagem está instalada em uma estrutura de 7.300 metros quadrados de área construída, em um terreno de 75 mil m² situado às margens da BR 285, com a previsão de gerar, inicialmente, 80 empregos diretos, processando 300 toneladas de sucatas nobres descartadas pela fábrica, em Não-Me-Toque, enviadas para a unidade, transformadas em novos componentes e reencaminhados para formarem novos produtos.
Emocionado, o diretor-presidente da Stara, Gilson Trennepohl, convidou sua mãe e sua sogra para subirem ao palanque, antes do corte inaugural da fita, ressaltando que "a família é o bem mais precioso que pode existir. Por isso, a família Stara amplia seu parque instalando a unidade de Fundição e Usinagem em Carazinho".
Satisfeito com os investimentos feitos pela empresa no município, o prefeito de Carazinho reiterou que a Administração é sempre parceira do desenvolvimento. "Queremos, em primeiro lugar, agradecer a Stara por ter sido a primeira empresa a acreditar na gestão Aylton - Capitânio e, em segundo, destacar que Carazinho está aberto para novos empreendimentos", disse ele, que compôs uma trova em homenagem a Stara. "Nossas coxilhas não tem fronteiras para o crescimento", declamou Aylton.
Consolidação em destaque
O presidente da Câmara de Vereadores de Carazinho, Gilnei Jarré, disse que o "legislativo carazinhense brinda a vinda da Stara, porque trará emprego e renda para o município". Jarré ainda salientou que o município "precisa de mais empresas e pessoas empreendedoras que assumam um compromisso com o social, reduzindo as mazelas enfrentadas pela população, sobretudo no que diz respeito à falta de emprego".
Representando a Assembleia Legislativa, o deputado Márcio Biolchi, agradeceu a confiança depositada pela Stara no município de Carazinho e comentou que é preciso criar e ampliar a oferta de empregos e de oportunidades de crescimento. "O fomento da região depende de investimentos como este, que tragam benefícios não apenas para Carazinho, mas os demais municípios que o cercam", frisou. Já o diretor de Operações da Caixa/RS, Rogério Wallau, representando a governadora Yeda Crusius disse que a Stara é uma empresa que se antecipa aos problemas e, por isso, está sempre à frente no mercado, oferecendo soluções. "E nós, enquanto banco de fomento, precisamos ser parceiros e auxiliar os projetos que tenham o objetivo de se tornarem diferenciais, como este da Stara", afirmou. Em seguida aos pronunciamentos, as autoridades fizeram o descerramento da placa comemorativa e o corte da fita inaugural da Fundição e Usinagem.
A programação em comemoração ao cinquentenário da empresa prosseguiu durante todo o dia de ontem e termina hoje à noite, no Parque da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, com espetáculo do Guri de Uruguaiana, e show de Vitor e Leo.
Fonte: Diário da Manhã