Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Produtores conhecem os resultados iniciais do Aplitec

Produtores conhecem os resultados iniciais do Aplitec Os resultados das duas primeiras etapas do Projeto Tecnologia de Aplicação (Aplitec), desenvolvido entre a Cotrijal e a Dupont do Brasil, foram apresentados na noite de ontem (8), para os produtores e engenheiros agrônomos da cooperativa, que fizeram parte dessas etapas. O evento aconteceu no auditório do parque da Expodireto Cotrijal e também contou com a presença do presidente da Cotrijal, Nei César Mânica; vice-presidente Jairo Marcos Kohlrausch; gerente de Produção Vegetal, Gelson Melo de Lima; gerente Comercial Grãos, Irmfried O. I. H. Schmiedt; gerente de Desenvolvimento Cooperativista, Enio Schroeder; coordenador do Detec, Robson Sandri; e, representando a Dupont do Brasil,o o coordenador de mercado, Altair Fernando Bizzi, e o gerente do Distrito do Rio Grande do Sul, Fábio Galbiatti.

A primeira fase do projeto foi desenvolvida de 10 a 15 de maio de 2010, com a realização de um curso para todos os profissionais do Departamento Técnico da Cotrijal, com o objetivo de nivelar os conhecimentos em tecnologia de aplicação e conhecer a metodologia. A segunda etapa foi desenvolvida de 17 de maio a 30 de julho, com a realização da avaliação dos pulverizadores, utilizando a metodologia AQP (avaliação da qualidade do pulverizador). Foram avaliados cerca de 140 pulverizadores, que receberam um adesivo com a marca do projeto mostrando os aprovados nos testes realizados.
Próxima etapa do Aplitec foi lançada no evento Os presentes conheceram o AQA, próxima etapa do Aplitec que será desenvolvida de 14 de dezembro de 2010 a 28 de fevereiro de 2011.

O que é AQA?   Avaliação da Qualidade das Aplicações   Pra que serve o AQA?  Permite comparativos e melhorias no processo de pulverização, instigando a percepção visual do produtor. Também permite demonstrar, simular e gerar recomendações específicas e customizadas referente a aplicação de defensivos. 

Para se ter uma ideia da riqueza desta ferramenta, cita-se um exemplo: apenas  levando em conta diferentes velocidades (3), diferentes pressões, diferentes tipos de ponta (4 tipos), diferentes condições climáticas, chega-se a 72 combinações possíveis.