Os resultados das duas primeiras etapas do Projeto Tecnologia de Aplicação (Aplitec), desenvolvido entre a Cotrijal e a Dupont do Brasil, foram apresentados na noite de ontem (8), para os produtores e engenheiros agrônomos da cooperativa, que fizeram parte dessas etapas. O evento aconteceu no auditório do parque da Expodireto Cotrijal e também contou com a presença do presidente da Cotrijal, Nei César Mânica; vice-presidente Jairo Marcos Kohlrausch; gerente de Produção Vegetal, Gelson Melo de Lima; gerente Comercial Grãos, Irmfried O. I. H. Schmiedt; gerente de Desenvolvimento Cooperativista, Enio Schroeder; coordenador do Detec, Robson Sandri; e, representando a Dupont do Brasil,o o coordenador de mercado, Altair Fernando Bizzi, e o gerente do Distrito do Rio Grande do Sul, Fábio Galbiatti.
A primeira fase do projeto foi desenvolvida de 10 a 15 de maio de 2010, com a realização de um curso para todos os profissionais do Departamento Técnico da Cotrijal, com o objetivo de nivelar os conhecimentos em tecnologia de aplicação e conhecer a metodologia. A segunda etapa foi desenvolvida de 17 de maio a 30 de julho, com a realização da avaliação dos pulverizadores, utilizando a metodologia AQP (avaliação da qualidade do pulverizador). Foram avaliados cerca de 140 pulverizadores, que receberam um adesivo com a marca do projeto mostrando os aprovados nos testes realizados.
Próxima etapa do Aplitec foi lançada no evento
Os presentes conheceram o AQA, próxima etapa do Aplitec que será desenvolvida de 14 de dezembro de 2010 a 28 de fevereiro de 2011.
O que é AQA?
Avaliação da Qualidade das Aplicações
Pra que serve o AQA?
Permite comparativos e melhorias no processo de pulverização, instigando a percepção visual do produtor. Também permite demonstrar, simular e gerar recomendações específicas e customizadas referente a aplicação de defensivos.
Para se ter uma ideia da riqueza desta ferramenta, cita-se um exemplo: apenas levando em conta diferentes velocidades (3), diferentes pressões, diferentes tipos de ponta (4 tipos), diferentes condições climáticas, chega-se a 72 combinações possíveis.