O projeto Produção Integrada de Trigo - PIT - foi financiado pelo CNPq/MAPA e coordenado pela Embrapa Trigo, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária localizada em Passo Fundo, RS. A operacionalização deste projeto deu-se nas cooperativas Integrada (Londrina/PR) e Cotrijal (Não-Me-Toque/RS), envolvendo os segmentos da produção e do armazenamento do trigo. A finalização do projeto culminou com o desenvolvimento de um Caderno de Campo Digital, uma ferramenta de auxílio na identificação do local de produção e no registro do manejo realizado no cultivo, facilitando a implementação de sistemas de rastreabilidade e de certificação.
O Caderno de Campo Digital foi desenvolvido conjuntamente entre Embrapa Trigo, a Universidade de Passo Fundo e as cooperativas de produtores envolvidas no projeto PIT, com recursos do projeto Produção Integrada de Trigo CNPq/MAPA. O principal objetivo desta ferramenta é disponibilizar um sistema de rastreabilidade genérico para manter os registros de procedência e de práticas de manejo adotados para trigo na produção, no transporte e na pós-colheita, com interface baseada na Internet.
Esta aplicação permite identificar e diferenciar a procedência e a qualidade do trigo, bem como poderá ser adotado para outras culturas que compõem o sistema de rotação adotado e recomendado para culturas anuais.
O detalhamento que o Caderno de Campo Digital permite pode ser específico para cada gleba, reunindo todas as informações do manejo adotado na lavoura, tais como: localização geográfica, identificação, propriedades físicas e químicas do solo, planejamento de rotação de culturas, manejo do solo e semeadura, tratamento de sementes, adubação de base e de cobertura, controle de plantas invasoras e aplicação de reguladores de crescimento, monitoramento e controle de doenças e pragas, aplicações de fungicidas e de inseticidas, além de informações meteorológicas. Na etapa póscolheita, as principais informações do sistema de rastreabilidade são: identificação da unidade armazenadora; secagem, termometria e aeração de grãos; monitoramento de pragas e aplicação de inseticidas; resultados de análise de qualidade tecnológica; e os resultados da análise de inocuidade.
Para o desenvolvimento do Caderno de Campo Digital, foram utilizadas técnicas e métodos atuais da área de informática, como, por exemplo, o uso de interfaces ricas (Rich Interface Applications - RIA), que possibilita ao usuário a interação com o sistema via interfaces visuais atraentes e intuitivas, consistindo em uma nova experiência ao usuário destas aplicações, além de permitir a conexão direta entre o aplicativo (executando em um navegador) e o servidor Web.
O caderno de campo digital foi associado à API’s (Application Programming Interface), tais como aquelas disponibilizadas pelo Google para o GoogleMaps, vinculando os registros com a posição geográfica, por cultura, gleba e ano. Os registros, pertinentes ao sistema de rastreabilidade, podem ser efetuados, também, por meio de equipamentos móveis, com o uso de celulares que possibilitem a execução da aplicação via web browser e que suportem a tecnologia Adobe Flash, transmitindo os registros efetuados diretamente para o sistema responsável pelo armazenamento.
O banco de dados armazena todas as informações de forma segura e eficiente, viabilizando a captura, análise e processamento, visando a melhorar a exatidão e velocidade de acesso às informações do trigo rastreado. O acompanhamento do sistema de rastreabilidade é realizado por meio de um sistema baseado na Web, com restrição de acesso de acordo com o interesse e/ou necessidade.
Um estudo de validação do sistema de rastreabilidade está em andamento na forma de teste piloto envolvendo o Departamento Técnico da Cotrijal e um grupo de Cooperados. Em breve, o Caderno de Campo Digital poderá ser gratuitamente acessado, diretamente da página da Embrapa Trigo. Aqueles interessado no caderno de campo digital podem entrar em contato com os pesquisadores José Maurício Fernandes (mauricio@cnpt.embrapa.br) e Casiane Tibola (casiane@cnpt.embrapa.br) indicando no campo assunto - Caderno de Campo.
Embrapa Trigo