Os resultados do projeto Turminha da Reciclagem foram apresentados ontem (14) para as entidades parceiras nas atividades de 2010. A cerimônia foi realizada em Sarandi, na sede da ACISAR, e contou com a participação de representantes das escolas municipais e estaduais de Sarandi, e também de dirigentes da Cotrel, Cotrisal, Cotrijal, e da Ocergs/Sescoop.
A coordenadora do projeto Turminha da Reciclagem, Patrícia Signor, revelou que de maio a dezembro de 2010 crianças de 5 a 12 anos participaram do projeto. As atividades foram desenvolvidas em 100 escolas em mais de 30 municípios, totalizando 15 mil crianças treinadas e 750 educadores motivados.
A presidente da Fundação Aury Luiz Bodanese e assessora de comunicação da Aurora Alimentos, Isabel Machado, também acompanhou o encerramento das atividades do projeto Turminha da Reciclagem, e agradeceu ao apoio das cooperativas e o envolvimento das escolas da região norte do estado. "As crianças são os agentes mais importantes no processo de conscientização, assim para 2011 queremos dar continuidade a esse projeto e continuar levando para as escolas informações que motivem os alunos a cuidarem do meio ambiente".
A Cotrijal foi representada no evento pela Bióloga Deisi Sebastine Nicolao, que acompanhou as ações do projeto que foram desenvolvidas na região de abrangência da cooperativa. "As ações desse projeto foram de extrema importância para as crianças. Acredito que muitos ensinamentos ficaram, e que uma separação correta do lixo está sendo realizado em muitos lares".
Os alunos que participam do projeto receberam o livrinho da Turminha da Reciclagem, com a história do programa, as músicas e adesivos dos personagens, sacolas plásticas identificadas para a separação do lixo, além da carteirinha de membro da Turminha da Reciclagem que concede descontos nas livrarias e estabelecimentos do ramo em cada município.
Para as escolas participantes, o projeto repassou um jogo de lixeiras identificadas para a separação de lixo e um CD com as músicas do programa. Ao todo foram distribuídas 500 lixeiras.