A Cotrijal recebeu a visita, na tarde desta quinta-feira (16), do fiscal federal agropecuário Izaias de Carvalho Filho, da Coordenação de Acompanhamento e Promoção da Tecnologia Agropecuária, departamento ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Ele veio em busca de informações sobre o Programa Ciclus.
Conforme Carvalho, o Mapa está desenvolvendo um estudo acerca da agricultura de precisão, visitando as principais regiões que já trabalham com essa ferramenta para levantar as suas demandas. Os dados vão contribuir para a formulação de políticas públicas que venham a atender as lacunas do setor. "A agricultura de precisão é vista pelo Mapa como ferramenta fundamental para eficiência e competitividade do agronegócio brasileiro e por isso está entre as três prioridades do nosso departamento", informou o fiscal federal agropecuário.
Carvalho veio à Cotrijal acompanhado de representantes da Universidade Federal de Santa Maria, que começou a pesquisar agricultura de precisão no Rio Grande do Sul através do Projeto Aquarius, e da Fundacep. Ele foi recepcionado pelo gerente de Produção Vegetal, Gelson Melo de Lima, e pelo gerente de Desenvolvimento Cooperativista, Enio Schroeder, e pelo analista de produção Leonardo Kerber, que explicou aos presentes como funciona o Programa Ciclus.
Desenvolvido pelo Departamento Técnico da Cotrijal desde 2009, o Ciclus é um programa de agricultura de informações que visa identificar, analisar e intervir na variabilidade das lavouras. A identificação das causas da variabilidade é iniciada pela análise criteriosa de um conjunto de informações que darão subsídios a intervenção, que por sua vez chega ao produtor através das recomendações de manejo propostas pelos profissionais do Detec/Cotrijal.