Cotação do grão para julho de 2011 chegou a patamar visto só em 2008
O primeiro trimestre de 2011 deverá ser de preços animadores para mercado de soja. Esta é a expectativa de especialistas após a cotação do grão, na tarde de ontem, ter chegado a 14,05 dólares o bushel, em contratos para julho de 2011. Mesmo com a cotação para o período fechando em 13,96 dólares o bushel, o analista de mercado Farias Toigo, da Capital Corretora, afirma que a Bolsa de Chicago não opera com a soja na casa dos 14 dólares o bushel desde junho de 2008, mês que antecedeu a marca histórica de 16,34 dólares o bushel.
A alta deve-se à notícia da diminuição da área plantada e da produção da oleaginosa na Argentina devido ao La Niña e, também, à perspectiva dos mesmos problemas na safra brasileira. "Acredito que os primeiros meses do próximo ano serão divisores de águas. O mercado estará forte e, além disso, o dólar está caindo, o que faz com que o preço das commodities se eleve por aqui", explica Toigo.
Para o consultor de mercado Carlos Cogo, o caminho está aberto para que o recorde de 16,34 o bushel, de 3 de julho de 2008, seja ultrapassado. "Os valores devem disparar desta semana até o final de fevereiro, e os reflexos serão imediatos para os produtores, que terão um produto mais valorizado", diz.
Fonte: Correio do Povo