Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Cotrijal alerta para incidência de ferrugem asiática

Cotrijal alerta para incidência de ferrugem asiática
A ferrugem foi confirmada pela UPF
O departamento técnico da Cotrijal está permanentemente em alerta no que diz respeito a incidência de ferrugem asiática em lavouras de soja. Com esse pensamento é realizado um sistema de monitoramento no sentido de identificar o aparecimento do fungo causador da doença.

Nesta semana o engenheiro agrônomo Ruy de Araújo Pinto Junior identificou dois casos de ferrugem asiática na região de Almirante Tamandaré do Sul. O primeiro foi identificado em plantas voluntárias localizadas nos fundos da unidade da Cotrijal. Outro caso era de soja plantada no final de setembro para teste de germinação. As amostras foram encaminhadas para a Universidade de Passo Fundo, que confirmou o fungo esporulando, ou seja, um foco de ferrugem asiática.

O gerente de Produção Vegetal da Cotrijal, Gelson Melo de Lima, explica que é importante que a ferrugem seja identificada precocemente, porque toda a estratégia de manejo de controle dessa doença parte do princípio de uma identificação inicial. "Peço que os produtores estreitem os contatos com seu assistente técnico, para que em função do estádio da soja, possamos definir as estratégias e minimizar os danos que essa doença possa provocar", alerta Lima, salientando que a umidade do solo é satisfatória e que a soja está com bom desenvolvimento, o que motiva o produtor a tomar uma medida de controle imediata para combater a ferrugem.