Atividade prática chamou a atenção dos produtores
O Departamento Técnico da Cotrijal realizou nesta quinta-feira (6), em Almirante Tamandaré do Sul, uma tarde de campo sobre tecnologia de aplicação. A atividade reuniu produtores na sede da Associação dos Funcionários da Cotrijal que acompanharam uma palestra coordenada pelo engenheiro agrônomo Ruy de Araujo Pinto Junior, enfocando alguns resultados já apurados pelo Projeto de Tecnologia de Aplicação (Aplitec).
Os produtores também acompanharam informações sobre aplicação antecipada, efeitos erradicativos, clima para uma boa aplicação, ação sistêmica das gotas, segurança e a escolha dos bicos(pontas). A tarde de campo contou ainda com uma parte prática, com a possibilidade de os produtores acompanharem o desempenho de alguns bicos e fazerem comparações.
Para o engenheiro agrônomo Ruy de Araújo Pinto Júnior, a atividade foi muito proveitosa e contou com um bom número de produtores nas duas etapas (teórica e prática). "Hoje não adianta o produtor acreditar que só comprando e aplicando um bom produto (fungicida, herbicida ou inseticida) ele vai resolver os problemas na lavoura. Há uma série de fatores que envolvem uma aplicação, e hoje consegui passar essas informações, para que eles possam entender um pouco mais sobre as condições climáticas de ambiente, a escolha da ponta correta de aplicação em função da velocidade de deslocamento e o tipo de gota e cobertura que cada ponta vai produzir".
O produtor José Gilberto Haubert acompanhou a atividade e gostou do que viu, destacando as informações sobre opções de bicos e as formas de utilização levando em consideração a velocidade do vento. "Essas atividades nos auxiliam para um boa aplicação e também na economia de produto e é sempre importante ter essas informações para que o nosso serviço possa ser feito com qualidade".