O auditório da Emater/RS recebeu, na manhã desta quarta-feira (19), centenas de pessoas para prestigiar a transmissão da presidência da entidade. Lino de David foi eleito pelo Conselho Técnico Administrativo da Emater/RS e pelo Conselho Administrativo da Ascar.
Filho de agricultores, o engenheiro agrônomo Lino de David é natural de Severiano de Almeida (RS) e possui mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável pela Universidade Internacional de Andaluzia, na Espanha. Ocupou a presidência da Emater/RS entre 1999 e 2002, período no qual também exerceu a função de secretário adjunto da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do RS.
Ao receber o cargo de Águeda Marcéi Mezomo, Lino de David destacou a transparência e a democracia que marcaram o processo de transição da presidência. "Queremos fazer uma gestão transparente, democrática e que respeite as opiniões diferentes", disse. "Nossa meta é perseguir o desenvolvimento sustentável do ponto de vista ambiental, social e econômico", afirmou de David.
"O campo vem passando por rápidas transformações nos últimos anos, o que torna as condições atuais muito distintas daquelas encontradas em 1999", afirmou o novo presidente da Emater/RS e superintendente geral da Ascar. Segundo ele, as atividades rurais estão diversificadas e microrregionalizadas, o que demanda a regionalização das políticas agrícolas.