Cerca de 90 produtores prestigiaram o evento
Com o objetivo de obter informações sobre pragas e doenças em soja, produtores de Não-Me-Toque e Passo Fundo, acompanharam ontem (20), uma palestra coordenada pelo Departamento Técnico da Cotrijal.
Pela manhã cerca de 30 produtores estiveram nas dependências da AABB em Passo Fundo e prestigiaram a palestra ministrada pelo coordenador do Detec, Robson de Quadros Sandri. Já durante a noite, a palestra foi realizada no Restaurante do parque da Expodireto Cotrijal, e teve a coordenação dos agrônomos, Almir César Rambo e Jonis Gelain.
O tema:
Com o objetivo de informar os produtores assistidos pelo Departamento Técnico da Cotrijal, essas palestras estão sendo desenvolvidas em todas as unidades da cooperativa, e divulgando informações sobre manejo preventivo de pragas e doenças em soja. Na noite de quinta-feira, o principal destaque da palestra foi para a incidência de ácaros e percevejos. O momento certo de realizar a aplicação de inseticidas e acaricidas, para que isso não traga prejuízos para a lavoura. "O indicado é iniciar o manejo assim que for verificada a presença das pragas, mesmo que a planta esteja na fase vegetativa", destacou durante a palestra o eng. agrônomo Almir César Rambo.
Produtores aprovaram a realização da palestra
Eloi João Berwig, prestigiou a palestra em Não-Me-Toque, e disse que são essas ações que fazem a diferença para o produtor. "A participação dos agrônomos é muito importante para nós, e eu confio muito nas informações que eles nos passam. E temos que buscar essas orientações para que boas produtividades possam ser alcançadas", revela o produtor que cultiva 90 hectares de soja em sua propriedade.
Valdir Vivaldino Becker, também ressalta a importância da informação, e que está sempre seguindo as orientações do Detec. "Tento sempre prestigiar essas palestras para melhorar o desempenho da lavoura. Mas essas formas de manejo apresentadas, nós já estamos fazendo e vamos seguir até o final da safra", observa Becker que em sua propriedade localizada em Linha São Paulo, cultiva 64 hectares de soja.