Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

União socorre agricultor gaúcho

Os ministros do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, e da Integração Nacional, Fernando Coelho, desembarcam hoje em Porto Alegre para anunciar medidas que amenizam os reflexos da seca nos municípios gaúchos. As ações são uma resposta às reivindicações do Consórcio Regional de Combate aos Efeitos da Estiagem e do governo estadual, que estiveram em Brasília na semana passada.

Florence deve confirmar a oferta de estoques públicos de trigo para alimentação animal e detalhar os processos de aquisição e distribuição do cereal. Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, Ivar Pavan, foram solicitadas 20 mil toneladas para as regiões Sul e Campanha. "Trabalhamos para que isso chegue ao campo com custo zero através de recursos do governo federal e com uma contrapartida do Estado", salienta Pavan.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) também deve liberar R$ 9 milhões empenhados pelo Incra para a compra de 28 máquinas para os municípios que integram o Consórcio de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja). Com a verba, o maquinário será quitado e retirado de depósito em Aceguá para ser usado na construção de açudes e na abertura de novas estradas.

Do Ministério da Integração Nacional, devem sair recursos para revitalização de áreas atingidas pela seca e a liberação de cestas básicas para a Defesa Civil dar suporte aos municípios com decreto de emergência. Também se aguarda o detalhamento do projeto de construção de cisternas com verba do Ministério do Desenvolvimento Social.

Representantes do Consórcio Regional de Combate aos Efeitos da Estiagem aproveitarão a visita dos ministros para reforçar a necessidade de um plano permanente de combate à seca na Metade Sul. Segundo o presidente do Fórum, Dalvir Zorzi, entre as reivindicações estão anistia a dívidas de custeio, construção de barragens e ampliação do projeto de moradias aos assentados.

O governo estadual deve aproveitar a oportunidade para anunciar seu pacote de combate à seca, passando pela liberação de máquinas perfuratrizes. Até agora, 15 municípios decretaram emergência e foram reconhecidos pela Defesa Civil, sendo que Tavares e São Pedro do Sul foram homologados ontem.

Fonte: Correio do Povo