Foto: Expodireto Cotrijal 2009
O presidente da Emater/RS, Mário Nascimento, e o presidente da Cotrijal, Nei Mânica, assinam um contrato de prestação de serviços de consultoria, com a finalidade de capacitar tecnicamente e assessorar trabalhos na área de geoprocessamento, compatíveis com os programas e serviços de assistência técnica e extensão rural.
A parceria permitirá a realização de cursos para a capacitação de técnicos das entidades e a realização de mapeamento das áreas de culturas anuais, de preservação permanente e reserva legal. Essa qualificação levará, entre outros benefícios, ao desenvolvimento de um banco de dados espacial, geográfico e georeferenciado das áreas da cooperativa.
A proposta é peneira e começará pelo município de Não-Me-Toque. Segundo o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Oriberto Adami, essa assinatura é resultado de três meses de trabalho. Tecnicamente, o projeto será coordenado pelo engenheiro florestal da Emater/RS-Ascar, Antonio Borba, e pelo supervisor regional e assistente em geoprocessamento do regional de Passo Fundo, Rudimar Peter. O geoprocessamento é de uma das 12 frentes programáticas estabelecidas pela Instituição para o biênio 2009/2010.
GEOPROCESSAMENTO
O trabalho de geoprocessamento é uma ferramenta que possibilita mapear os municípios com informações georeferenciadas sobre infra-estrutura, áreas de culturas, florestas, propriedades rurais, recursos hídricos, estradas e relevo. Além disso, é possível fazer um refinamento de imagens para acompanhar todo o desenvolvimento das culturas, desde a implantação das lavouras, o desenvolvimento vegetativo, até o momento da colheita.
Fonte: Assessoria de Imprensa Emater/RS - Ascar