Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Fundacep orienta técnicos sobre a cultura da soja

Fundacep orienta técnicos sobre a cultura da soja ... no auditório do Parque da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque. O evento, já realizado em São Luiz Gonzaga e Cruz Alta, teve a organização da Fundacep.

Fundação privada de pesquisa agropecuária criadora de variedades de milho, soja e trigo e geradora de importantes tecnologias nas áreas de conservação dos solos e nos manejos de plantas daninhas, dos insetos e das doenças das plantas, a Fundacep realiza esse tipo de treinamento desde o ano passado. O objetivo é antecipar ao corpo técnico das cooperativas mantenedoras da fundação informações que facilitem o manejo e a tomada de decisão em relação às principais culturas da região.

O treinamento foi aberto com palestra do pesquisador em melhoramento de soja Cleiton Steckling. Ele apresentou aos técnicos os materiais lançados em 2009 e falou das novidades em termos de variedades e de eventos transgênicos que serão lançadas nos próximos anos. Para diminuir riscos devido ao clima, sugeriu o plantio escalonado da cultura.
O pesquisador da área de manejo e controle de plantas daninhas Mário Bianchi reforçou, durante o treinamento, a importância da boa cobertura do solo durante o ano todo e da dessecação antecipada para o controle da buva, que tem gerado gastos e perdas aos produtores de soja. Já o pesquisador Mauro Tadeu Braga da Silva lembrou da necessidade da identificação correta e do uso de produtos e doses adequadas para o controle das principais pragas que atacam a soja.

Outro tema importante tratado durante o treinamento foi o manejo de doenças em soja. O fitopatologista Lucas Navarini, novo pesquisador da Fundacep, ressaltou que é muito importante o produtor conhecer bem a cultivar para saber como se comporta frente ao clima e às doenças, o que vai facilitar a tomada de decisão sobre quando e qual fungicida utilizar.

Encerrando o treinamento, o pesquisador Jackson Fiorin apresentou informações sobre as carências detectadas na região em termos de nutrientes a partir de amostras de solos analisadas pela Fundacep. Doutor na área de manejo da fertilidade do solo, ele informou que cerca de um terço das áreas precisa de correção alta de fósforo. O aspecto positivo é que mis de 90% das áreas têm alto teor de potássio, o que reduz a necessidade de investimentos em adubação.

Segundo o coordenador do Departamento Técnico da Cotrijal, Robson de Quadros Sandri, os resultados da pesquisa são fundamentais para pautar o trabalho das cooperativas. Ele explica que o treinamento foi realizado de forma antecipada neste ano para munir os técnicos com dados e informações que possam auxiliar na orientação ao produtor. "Discutimos aqui todos os assuntos pertinentes à soja e vamos trabalhar desde já na assessoria ao produtor para que ele possa planejar bem a sua lavoura", afirma.