O deputado Ivar Pavan que a convite das entidades de classe e da Rede de Jornais e Rádios Diário da Manhã esteve palestrando na noite de ontem no Palácio do Comércio, participou de uma reunião com lideranças na sede da empresa Diário da Manhã, onde recebeu das mãos do presidente da Cotrijal Nei César Mânica o projeto de instalação de uma unidade da Aurora no município. Juntamente com o projeto, foi entregue ao deputado uma carta solicitando o apoio do parlamentar para o agendamento de uma reunião com o Governo Federal, no sentido de solicitar recursos através de linha de financiamento especial para agilizar a construção das unidades da empresa em Carazinho e Canoinhas. Participaram da reunião, a diretora-presidente do Diário da Manhã, Janesca Martins Pinto, o prefeito de Carazinho, Aylton Magalhães, o presidente do Legislativo, Leandro Adams, o presidente da Ascamaja e os presidentes da ACIC, Jocélio Cunha, da CDL, Leandro Walber, do Sindicato Rural, Jânio Pacheco, do Sindicato Varejista, Erselino Zottis e a coordenadora do SEST-SENAT, representando o Sindicar, Elizangela Bandeira.
Durante a reunião, as lideranças enfatizaram a importância do projeto, no que se refere ao fortalecimento da economia regional e da geração de empregos e renda, além da diversificação da produção rural. Também foram destacadas as ações de contrapartida que já foram garantidas por parte da Prefeitura de Carazinho e do Governo do Estado. Após ouvir as explicações sobre o projeto, o deputado Ivar Pavan, elogiou a iniciativa das lideranças, e disse ser necessário uma análise da cota de subsídio e que os recursos podem ser viabilizados pelo BNDES. "Para que o projeto seja aprovado, com prazos e juros compatíveis, ele precisa atender as exigências do banco, como viabilidade econômica e garantias de pagamento", ponderou Pavan. O presidente da Cotrijal Nei César Mânica ressaltou que a Aurora não está pedindo benesses do Governo Federal, mas condições para viabilizar o projeto economicamente. "Poderíamos ficar esperando a crise passar e a Aurora retomar os investimentos. Porém, nosso objetivo é agilizar a instalação das unidades, e para isso estamos buscando alternativas", frisou Mânica.
O Prefeito Aylton Magalhães, o Presidente da ACIC Jocélio Cunha e o Presidente do Legislativo, Leandro Adams ressaltaram a união existente entre os poderes constituídos e as entidades para a concretização da vinda da Aurora para a região. "Essa união representa a determinação de fomentar e estimular a fixação do homem no campo levando o desenvolvimento sustentável até as famílias do meio rural", concluíram.
O presidente da Assembléia destacou que o projeto está de acordo com as diretrizes do Governo Lula de fomentar a agricultura familiar. Adiantou que irá marcar uma audiência com a ministra Dilma Roussef para que a proposta possa ser apresentada. "Irei fazer esta intermediação porque acredito no projeto. Sendo um agricultor familiar, sei da importância da instalação de grandes agroindústrias para fomentar a atividade. O fato da Aurora ser cooperativa também me deixa muito a vontade para defender uma atenção especial por parte do Governo Federal", concluiu.
Fonte: Jornal Diário da Manhã - Carazinho