Os produtores acompanharam de perto as explicações
Essa atividade contou com a participação de produtores dos 14 municípios da área de ação da cooperativa que estiveram junto a Área Experimental (localizada junto ao parque da Expodireto Cotrijal), e conferiram informações e exemplos sobre novas cultivares e manejo para a soja.
O roteiro de explicações foi composto por três estações com a intenção de mostrar as novidades para o próximo ano. "Mostramos como cada cultivar se comporta com a utilização de diversos manejos e também proporcionamos a interação entre produtores e técnicos o que facilita o planejamento para a próxima lavoura de verão", explicou Robson Sandri, coordenador do Detec.
Na primeira estação foram apresentadas dez cultivares de soja semeadas em épocas diferentes (5/10, 26/10, 13/11 e 7/12), com objetivo de promover uma comparação entre as épocas e a adaptação das cultivares. "Nessa estação foi possível identificar o que é possível fazer na antecipação de plantio e manejo com o objetivo de extrair o máximo potencial de cada cultivar", observou Sandri.
O destaque da segunda estação foi a apresentação de duas cultivares que foram semeadas seguindo o arranjo populacional, utilizados pelo produtor campeão em produtividade no CESB, concurso de produtividade de soja a nivel de Brasil, que colheu 108 sacas/ha. Escolhemos dois materiais de alto potencial produtivo, semeados em diferentes espacamentos, buscando uma forma diferente de plantio e manejo",explicou Sandri.
O lançamento de uma nova ação foi o destaque da terceira e última estação. Os produtores conheceram um projeto que estará sendo colocado em prática pelo Departamento Técnico da Cotrijal, que realizará uma Ação Técnica Preventiva a partir do ano de 2011.
Também na estação três foram apresentados os resultados das ações técnicas realizadas nas últimas duas safras. Outro destaque foi a apresentação de 23 cultivares de soja apresentadas aos produtores durante o circuito