Aproximar o agricultor familiar de novas tecnologias. Esse é um dos objetivos que impulsionam a participação da Emater/RS-Ascar na 12ª edição da Expodireto Cotrijal, que acontece entre os dias 14 e 18 de março, em Não-Me-Toque. Em uma área com mais de dois hectares, local conhecido como o Espaço da Família Rural, a Emater/RS-Ascar apresenta as suas atividades com foco na agricultura familiar, em especial a diversificação da produção e alternativas para geração de renda.
De acordo com o gerente regional da Emater/RS-Ascar Passo Fundo, Milton Rossetto, o que há de tecnologia voltada à agricultura, para todas as cadeias produtivas, está na Expodireto. “Na área da Emater a atenção especial é para a agricultura familiar. Vamos apresentar tecnologias viáveis, possibilidades de abertura de mercado para a produção familiar, bem como propiciar a troca de experiências e conhecimentos entre o público e o corpo técnico de nossa instituição”, avalia Rossetto.
Para este ano estão programados eventos como o 2º Seminário da Agroindústria Familiar, o 4º Fórum Florestal RS e a 6ª edição do tradicional Café da Manhã para a Imprensa. Além disso, ocorrerão as oficinas de alimentação e de plantas bioativas, apresentação de teatro, entre outras atividades.
No 2º Seminário da Agroindústria Familiar, evento que será realizado na terça-feira (15), às 8h30min, no Auditório da Produção, serão debatidos temas como a reestruturação do Programa Estadual Sabor Gaúcho, a previdência e seguridade especial e a inserção da agroindústria familiar no Programa Nacional de Alimentação Escolar. As palestras ocorrem no período da manhã e, à tarde, haverá uma rodada de negócios entre produtores e compradores, organizada pelo Sebrae. O Seminário é promovido pela Emater/RS-Ascar, Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Fetag, Cotrijal e Sebrae.
Já o 4º Fórum Florestal RS acontece na quinta-feira (17), no Auditório Central, às 8h45min, e terá como tema principal o Ano Internacional das Florestas, comemorado em 2011. As palestras abordarão assuntos como a contribuição e a importância do setor de base florestal para o desenvolvimento da agricultura de baixa emissão de carbono – ABC - e o foco do Estado e as políticas públicas para o desenvolvimento do setor de base florestal e da preservação ambiental no Rio Grande do Sul. O evento é promovido pela Emater/RS-Ascar, Embrapa Florestas, Sindimate/RS, Ageflor, Famurs, Sindimadeira, Apromate e a Cotrijal.