Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Brasil deve aumentar a área do plantio de soja

Visão de mercado mostra que o consumo de soja na China deve aumentar em 15% na próxima safra

O mercado da soja em 2011, as oportunidades e os riscos foram tema da última palestra do 22o Fórum Nacional da Soja, realizado na terça-feira (15), no auditório central do parque da Expodireto Cotrijal.

O palestrante foi o diretor executivo da Agroconsult e idealizador do Rally da Safra, André Pessoa que relatou um panorama geral da safra de soja no Brasil e no mundo. De acordo com ele os Estados Unidos colheram 90 milhões de toneladas de soja, a segunda melhor da história. No entanto, para os americanos esta safra foi frustrante, porque o objetivo deles era colher cerca de 96 milhões de toneladas. Desse modo, vivem pelo quarto ano consecutivo um momento crítico devido a baixa nos estoques de soja, trigo e milho. Como também são exportadores, pode faltar produto para seus compradores. Desde a segunda guerra mundial é a primeira vez que eles estão em uma situação tão delicada.

A Argentina não conseguiu plantar o que estimavam para este ano, cerca de 19 milhões de hectares. E irão ter uma safra com cerca de 45 sacos por hectare, o que não é o que o mundo inteiro esperava, pois a expectativa era de que tivessem uma safra de 55 milhões de toneladas. “A frustração com a safra americana, somada com a frustração da safra argentina colocou um pouco de pressão adicional no mercado internacional. Devido ao choque de ofertas, os preços estão elevados, mas isso acaba estimulando o plantio, o que recompõe os estoques e, que em geral, derruba bastante os preços depois. Estamos vivenciando um choque clássico de demanda, isto é, quando a demanda se desequilibra e acaba elevando os preços agora e vai continuar elevando e sustentando preços elevados ao longo dos próximos anos,” revela.

Mesmo assim, a safra de soja de 90 milhões de toneladas dos Estados Unidos, os 50 milhões de toneladas da Argentina e os 70 milhões do Brasil é a maior da história. No entanto, os estoques não conseguem se recompor. “Vamos ficar correndo atrás da demanda com a necessidade de bater recordes na produção pra manter os estoques em níveis críticos ou baixos. Aqui, além do crescimento da população, há o crescimento da renda desta população e isso é o que está fazendo a diferença, bem como a urbanização desta população, porque o cidadão que sai do campo para a cidade acaba mudando a sua dieta,” explica. No Brasil foram plantados 24 milhões de hectares de soja, e conforme as visitas do Rally da Safra, a expectativa do palestrante, é de que a colheita ultrapasse os 70 milhões de toneladas. No país, pela primeira vez na história, deve-se ter uma colheita de 50 sacas por hectare, sendo uma das melhores safras em termos de quantidade e extremamente rentável, até porque o custo de produção caiu um pouco em alguns estados, como RS e Mato Grosso.

Mas, segundo Pessoa, o Brasil deve ter que aumentar a área de plantio de soja, até porque a demanda chinesa deve aumentar em 15%, devido as melhorias da tecnificação na produção de carnes. E, para a próxima safra, os Estados Unidos já preveem o aumento em 3% da área plantada.