Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Caráter internacional ganha força na Expodireto

Caráter internacional ganha força na Expodireto A Expodireto Cotrijal é feira internacional em todos os cantos do Parque de Exposições, tendo o Pavilhão Internacional como um ponto estratégico de encontros, negócios e trocas de informações

Local para importantes para as dezenas de comunidades vindas de diferentes países, como Japão, Alemanha e Polônia."O trabalho feito até 2008, foi efetivamente visando a sua internacionalização, mas de uma forma diferente das outras feiras", explica o professor Adelar Francisco Baggio.

A forma diferente foi internacionalizar a Expodireto Cotrijal com repercussões diretas na Cotrijal e nos associados, e com aproveitamento da Cooperativa, com uma gestão do processo, criando relacionamentos internacionais. A área internacional se envolve num trabalho especial, que compreende "estimular os expositores para que tragam empresas e empresários de fora. Queremos que as empresas se internacionalizem", resume Baggio.

Resultado: em 2010, com parceria da Sedai, foram orientadas 19 empresas expositoras que ainda não haviam exportado e importado seus produtos, o que foi revertido. Outro dado relevante foi a criação, em 2011, do Fórum Virtual Internacional de Inovação do Agronegócio, inédito em exposições no país. Ele possibilita que a discussão que está sendo feita na Expodireto esteja aberta para o mundo, em tempo real, este ano enfocando temas relacionados a Plantio Direto, Leite, Sementes e Agricultura de Precisão.

O analista de Mercado alemão, Gerd Wiesendorfer, disse estar entusiasmado com a feira. Ele a caracterizou como uma das melhores do país, chamando a atenção, especialmente, para a estrutura. "Esta estrutura me surpreendeu. As feiras, na área livre, e nos Estados Unidos, não tem uma estrutura fixa como aqui", compara Gerd.

Outro reconhecimento da Expodireto Cotrijal veio de Erik Schneider, do Ministério Federal da Alimentação, Agricultura e Segurança do Consumidor, da Alemanha. "O nível de produção, de tecnologia das empresas em geral, é muito alto. Assim, a Expodireto é uma ótima plataforma para se apresentar a tecnologia que se traz da Alemanha", disse Schneider, que elogiou, também, a forma como o povo brasileiro os recebeu na feira.

A China é outra Nação presente na Expodireto Cotrijal com o intuito de conhecer o produto brasileiro oferecido na feira, e também para mostrar alguns dos seus produtos aos brasileiros, através do Instituto Brasil/China de Desenvolvimento, Intercâmbio e Comércio Exterior.

"Nós estamos aqui, também, para fazer uma aproximação maior com as cooperativas, e os grandes produtores, para que eles venham participar também, diretamente, do processo de cultivo", cita o presidente do IBCDE, Sérgio de Moraes, reforçando este como o principal objetivo da participação da China na Expodireto Cotrijal. Ele salientou o arrojo da Cotrijal na realização da feira. "Não-Me-Toque e a Cotrijal estão de parabéns, porque a feira é um empreendimento extremamente arrojado, dado o tamanho da cidade e dado a distância dos grandes centros", detalha Sérgio de Moraes.