Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

A caminho do mercado de trabalho

A caminho do mercado de trabalho Mundo do Cooperativismo é a casa da Ocergs/Sescoop na Expodireto Cotrijal, e também foi o palco para a formatura de 49 jovens que participaram da turma de 2010 do programa Jovem Aprendiz.

Noções de cooperativismo, empreendedorismo, relacionamento interpessoal, segurança do trabalho, saúde, adolescência, matemática financeira e informática fizeram parte do curso de Assistente administrativo para cooperativas, com 46 jovens que atuaram na Cotrijal e 3 no Sicredi Alto Jacuí

Participaram da solenidade de formatura as seguintes autoridades: Vice-presidente da Ocergs/Sescoop, Irno Preto; presidente da Coeducars, Ricardo Lermen; presidente da Cotrijal, Nei César Mânica; gerente da Unidade da Cotrijal de Não-Me-Toque, Airton Mário Gorgen; gerente administrativo da Cotrijal, Ivanir Tognon; gerente de Desenvolvimento Cooperativista, Enio Schroeder, presidente do Sicredi Alto Jacuí, José Celeste Denegri.

As atividades do projeto Jovem Aprendiz seguem um cronograma, com o objetivo de fazer com que os jovens aprendam sobre cooperativismo, empreendedorismo, relacionamento interpessoal, segurança do trabalho, saúde, adolescência, matemática financeira e informática. "Peço a todos vocês que aproveitem essa oportunidade, pois assim todos estarão prontos para o mercado de trabalho, que é muito competitivo, e nada melhor do que escolher a Expodireto Cotrijal para formar uma turma de jovens profissionais em cooperativismo", declarou Mânica, destacando que dez alunos da turma de 2010 foram contratado pela Cotrijal.
Projeto é desenvolvido pela Cotrijal desde 2008 O Programa Jovem Aprendiz é uma iniciativa do Governo Federal, onde cada empresa, baseada no número de funcionários, deve ter um percentual de jovens em regime de aprendizado. Este percentual é calculado em cima do quadro de funcionários ativo. Para participar do programa o jovem deve ter entre 14 e 24 anos, permitindo que cada empresa realize uma seleção. A Cotrijal optou por jovens entre 14 e 17 anos que tenham algum vinculo com a cooperativa, ou seja, devem ser filhos de associados ou colaboradores. A Cotrijal participa do Programa Jovem Aprendiz desde que ele iniciou em 2008 totalizando a participação de aproximadamente 110 jovens . Para 2011 foram 186 inscritos com uma média de 3,5 inscritos por vaga.