Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Chuva provoca perdas na bacia leiteira

Chuva provoca perdas na bacia leiteira As fortes chuvas que caíram nos últimos dias em toda a região trouxeram prejuízos financeiros para os produtores de leite. O problema enfrentado na bacia leiteira se concentrou na mudança alimentar dos rebanhos, que deixaram de receber pastagem verde, uma das principais fontes de alimentação dos animais.

De acordo com a produtora Lurdes Seibel, nas duas últimas semanas a queda de produtividade de leite na granja da família se aproximou dos 10% por causas das chuvas. "Precisamos, no mínimo, de três dias de sol para entrarmos nas áreas cultivadas com pasto verde. A adversidade do clima tem impossibilitado a retirada do pasto, que ajuda nos bons índices de produção dos animais", explicou. Lurdes. Segundo ela, a alternativa foi confinar os bovinos colocando nos cochos feno e silagens, alimentos que não possuem o mesmo potencial nutritivo para aumento na produção do leite. Na propriedade de 70 hectares que está localizada em Linha Cristal, no município de Selbach, a produção caiu de uma média diária de 2.600 litros para 2.400 litros. A sócia da granja acredita que a recuperação das perdas é rápida depois que os animais voltarem a ter na alimentação diária o pasto verde.

O técnico agrícola do escritório da Emater-RS de Chapada, Casio Rech faz um alerta aos produtores de leite, lembrando que o contato prolongado dos rebanhos com locais onde se formaram poças de barro pode causar doença como a mastite. "O problema não é o barro, mas as fezes que se misturam a ele. O aconselhável é que os rebanhos sejam levados para locais mais secos, evitando que durmam em pontos com excesso de lama", salienta o técnico agrícola. Outra dificuldade encontrada pelos produtores de leite se concentrou no transporte, pois há locais no interior onde houve estragos nas estradas. "Não temos registro de perdas por causa do transporte, mas as chuvas que se aproximaram dos 300 milímetros causaram apreensão aos agricultores de Chapada, pois o leite está dentro de mais de 900 pequenas propriedades rurais."