Essa possibilidade foi comentada durante a divulgação dos resultados finais da feira, que aconteceu no dia 18 de março. Após, a comissão organizadora esteve reunida, avaliando a feira como um todo, e definiu que a Expodireto Cotrijal em 2012 será realizada de 5 a 9 de março. "Fizemos uma avaliação junto com os expositores e também utilizamos os dados de uma pesquisa desenvolvida durante a feira, e tendo em vista a antecipação da colheita da cultura da soja, também vamos antecipar a Expodireto, e realiza-lá nos primeiros dias do mês de março", explica o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica.
Outra questão que motivou a mudança foi o fato de que o produtor necessita visitar a feira, o que fica mais complicado quando as atenções estão voltadas para a colheita. "Esse ano tivemos um exemplo bem prático, quando choveu na sexta-feira (18 de março), muitos produtores conseguiram visitar o parque, mas com o clima propício para as atividades de campo esse público continuaria a colheita", comenta Mânica,
Ainda sobre 2012 o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, destaca como um desafio o fato de que é necessário uma ampliação para acomodar um número maior de expositores. "Já estamos trabalhando com essa demanda e queremos continuar atendendo bem e com qualidade os nossos expositores e por isso acredito que essa necessidade será atendida e já projeto uma grande feira para o próximo ano", relata Mânica.
A MELHOR DE TODOS OS TEMPOS
Ao comparar a feira de 2011 com as edições anteriores, Mânica destaca que esta foi a melhor de todos os tempos. "Os números estão aí para comprovar isso. Alcançamos um recorde em comercialização, chegando próximo de R$ 1Bilhão, outro destaque foi a participação das empresas, que inovaram e apostaram na tecnologia em seus estandes, lotes e plotes. Tivemos também importantes lançamentos na área vegetal, animal, máquinas e implementos, movimentando assim toda a cadeia do agronegócio", destaca Mânica, chamando também a atenção para o caráter internacional da feira, que contou com a participação de mais de 50 países. "Com certeza essa área vai continuar crescendo".
Outra observação do presidente foi em relação a mobilização política realizada durante o evento, com destaque para a participação do Ministro da Agricultura, Wagner Rossi; do deputado federal Aldo Rebelo; da Senadora Ana Amélia Lemos; o Senador Blairo Maggi; o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia; o Governador do Estado do RS, Tarso Genro; o presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde; autoridades essas que se comprometeram em resolver antes de junho a questão envolvendo o Código Florestal Brasileiro.