Foi dada a largada para o plantio de Canola no Estado. A movimentação para a Safra 2011 está grande, pois o período considerado ideal pelo Zoneamento Agroclimático se estende de 11 abril à 30 de junho. Os técnicos do Departamento de Fomento da BSBIOS estão percorrendo a região norte do Rio Grande do Sul visitando os agricultores, o intuito é fazer com que assim que for terminada a colheita da Soja se inicie o plantio da Canola.
De acordo com o Coordenador do Departamento de Fomento da BSBIOS Fábio Junior Benin agora o momento é de acertar os detalhes. “Nossos técnicos estão verificando as áreas, auxiliando na regulagem de máquinas, bem como orientando os produtores para a utilização dos híbridos mais adequados para cada realidade tecnológica para que tenhamos uma safra com êxito”, destacou. Nesta semana algumas áreas já estão sendo semeadas. "A expectativa é que neste ano a extensão de Canola fomentada no Rio Grande do Sul e Santa Catarina pela BSBIOS alcance a 15 mil hectares, já no Paraná e São Paulo o objetivo é plantar aproximadamente 10 mil ha", frisou Benin.
Esses números são frutos de um esforço conjunto entre BSBIOS, cooperativas, cerealistas, produtores parceiros na região, órgãos de pesquisa e extensão rural e instituições financeiras, cada qual focado no seu trabalho e dando estruturação ao programa de fomento da Canola. Esse ano outro fator impulsionador para a Canola é o apoio que a cultura irá receber através da criação da ABrasCanola – Associação Brasileira dos Produtores de Canola, que possui sede em Passo Fundo/RS. Para o Presidente da entidade e Diretor Superintendente da BSBIOS Erasmo Carlos Battistella a ABrasCanola marca o fortalecimento da cultura. "Estamos buscando meios para que haja um desenvolvimento estruturado, com apoio do Governo Federal queremos construir política públicas que incentivem e viabilizem a Canola com finalidade energética," afirmou Battistella.