Com a aprovação do município de Dois Irmãos, foi dada a largada no Programa de Saúde Animal dos Bovídeos no Rio Grande do Sul. A homologação ocorreu na última sexta-feira, durante assembleia geral do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa). Segundo o presidente do Fundesa, Rogério Kerber, a inspiração veio de projeto piloto que foi implantado em seis municípios do Vale do Taquari para erradicação de tuberculose e brucelose.
A proposta de dar abrangência estadual à iniciativa foi apresentada ao secretário da Agricultura, Luiz Mainardi, no mês passado. "O projeto piloto foi um grande laboratório que gerou aprendizado", frisa Kerber.
Coordenado pela Seapa e Ministério da Agricultura, em parceria com o Fundesa, o programa fará testes nos rebanhos para identificar se há contaminação. Nesse caso, os animais serão sacrificados, e os produtores, indenizados. Kerber ressalta que, antes do credenciamento, o município precisa passar por um trabalho de conscientização e educação sanitária.
Fonte: Correio do Povo