Os setores que integram a cadeia tritícola cobraram uma manifestação imediata do governo federal quanto ao interesse de alcançar a autossuficiência e reduzir a importação do cereal. A posição consta do documento final do 6º Fórum Nacional do Trigo, encerrado ontem na Sociedade Ginástica, em Ijuí. O texto aponta ainda para a urgência de recursos para "implementar os instrumentos de apoio à comercialização e de seguro para produção". A busca pelo mercado internacional seria uma alternativa para o setor tritícola que perdeu espaço no Brasil após a criação do Mercosul. "A base desse acordo precisaria ser revista, pois o trigo é fundamental no sistema agrícola da Região Sul", disse o chefe-geral da Embrapa Trigo, Sergio Dotto, durante o evento.
Fonte: Correio do Povo
Projeção de clima favorável à safra gaúcha
A projeção do Instituto Nacional de Meteorologia, apresentada nesta terça-feira (17/5), durante IV Fórum Nacional do Trigo, indica, segundo o meteorologista Luiz Renato Lazinski, que as condições climáticas deste ano serão favoráveis à produção gaúcha do trigo. Chuvas irregulares, com níveis de precipitação abaixo da média, e ondas de frio mais intensas deverão ocorrer na Região Centro-Sul do país entre maio a julho, período de encaminhamento do plantio do grão.
Segundo Lazinski, a "excelente umidade do solo do Rio Grande do Sul deverá compensar a baixa frequência de chuvas nesse período". A partir de agosto, as precipitações devem voltar ao nível normal e, a partir de setembro, a temperatura começará a subir com a chegada da primavera. É nesse período, no entanto, que poderão ocorrer problemas como excesso de chuva e, embora pouco provável, não está totalmente descartada a ocorrência de geada, o que seria prejudicial à finalização da colheita.
Mesmo não vendo maiores complicações para a safra gaúcha de trigo, Lazinski fez uma consideração. "Ninguém tem controle absoluto sobre o clima e as previsões não são cem por cento precisas", disse.
No cenário internacional, ao contrário, o clima não estará colaborando com a safra de grãos de um dos principais concorrentes brasileiros. Nos Estados Unidos, o excesso de chuva e frio não serão favoráveis à produção norte-americana.
Trigo no RS
Segundo a Emater/RS-Ascar, os melhores rendimentos da história do trigo no RS foram obtidos na safra 2010/2011 (2.490 Kg/ha), quando o Estado colheu aproximadamente 1,9 milhões de toneladas. Os municípios com as maiores altitudes, como Vacaria e Lagoa Vermelha, possuem os melhores índices gaúchos de produtividade.
Na Região de Ijuí, o trigo foi cultivado em 213 mil hectares e a produtividade média foi de aproximadamente 42 sacas/ha. A produção total da região na safra 2010/2011, foi de 536.760 toneladas.
Fonte: Emater