O evento foi realizado no Parque da Expodireto
Praga que já está presente em boa parte das lavouras do Brasil com maior incidência na região central, foi tema de palestra para engenheiros agrônomos das cooperativas da região.
O evento foi realizado nesta segunda-feira (23), no auditório do parque da Expodirto Cotrijal, e foi promovido pela Syngenta, que apresentou a palestra ministrada pelo professor de Nematologia da UNESP - Jabuticabal, Jaime Maia dos Santos; com o tema: Nematóides - O inimigo Oculto. Na apresentação, foram identificados tipos de nematóide, as consequências e problemas que elas causam nas lavouras, e como identificar o problemas. Um produto da Syngenta, o Avicta Completo, utilizado no tratamento de sementes, foi apresentado aos presentes, com o objetivo de conter o avanço da praga.
O palestrante explicou que os nematóides são considerados inimigos ocultos porque não enxergamos a praga. "Ferrugem da Soja, lagartas que comem as folhas na plantação o produtor enxerga, já o nematóide está no solo e é microscópico, e como não enxergamos, há uma dificuldade em associar eventuais problemas na lavoura a essa praga. O solo pode ter fertilizante, mas o nematóiode não deixa a planta absorver", explica Santos, alertando para o fato de que os produtores devem ser informados sobre o tema para que eles possam se antecipar a praga e evitar perdas em suas lavouras. "O produto básico para o produtor fazer uso na luta contra a nematóide é a informação, porque assim ele vai adotar práticas que impeçam as perdas, o produtor tem que se antecipar a praga, não pode esperar o problema acontecer para só depois correr atras da solução".
Prestigiaram o evento representantes das cooperativas: Cotrijal, Cotrisal, Cotribá,Coopermil, Coopatrigo, Agropan, Coagricol, Cotriel, Alfa.