Acontece nesta quinta-feira (16), a 15ª edição do Seminário Estadual de Genética e Produção Leiteira. O evento pela primeira vez será realizado em Não-Me-Toque, e conta com o apoio da Cotrijal, que irá ceder o parque da Expodireto Cotrijal para a realização das atividades. O evento é organizado pelo Banco de Sêmen das cooperativas do Rio Grande do Sul.
A programação de palestras já está definida, e acontecerá no dia 16 de junho a partir das 8 horas com o credenciamento dos participantes e às 9 horas será realizada a abertura oficial do evento. A primeira palestra será ministrada pelo Dr. Jens Baltissen, gerente geral da cooperativa central de inseminação A ZBH da Alemanha. Ele trabalhará o tema: O Programa de Seleção de raças Leiteiras e o serviço de inseminação artificial nas cooperativas da Alemanha.
A palestra - Problemas reprodutivos no gado leiteiro e suas perdas econômicas, será ministrada pelo médico veterinário, Dr. José Luiz Moraes Vasconcelos, professor da Unesp e consultor da Pfzer Saúde Animal.
Durante a tarde o seminário será dividido em dois momentos, o primeiro terá a coordenação do engenheiro agrônomo, Msc Ernesto E.B.krug, presidente Cooplib, Associação Gaúcha de Laticinistas, Banco de Sêmen; Consultor do MDA e professor da Faculdade de Agronomia e Med. Veterinária da UPF. Ele trabalhará sobre o tema: Mercado do leite e as novas tendências de preços - perspectivas econômicas, tendências do mercado nacional e internacional do leite para o produtor e indústria. Já no segundo momento será apresentado um painel com a Explanação do desenvolvimento do Banco de sêmen pelo presidente e o panorama atual do leite na ótica das empresas participantes.
As inscrições podem ser realizadas até o dia do evento no valor de R$ 15, com direito ao almoço. Para os produtores e associados da Cotrijal, esse valor será subsidiado pela cooperativa como forma de incentivo a participação dos cooperados.