Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Programa incentiva entrega de embalagens de agrotóxicos

Programa incentiva entrega de embalagens de agrotóxicos Com o objetivo de evitar que as embalagens vazias de agrotóxicos fiquem espalhadas e causando danos para a natureza, a Cotrijal segue realizando o programa de recolhimento desses materiais. Para facilitar o recebimento das embalagens na cooperativa e também a organização do produtor, a devolução deve ser feita sempre na primeira segunda-feira do mês.

A Cotrijal alerta os produtores que possuem embalagens vazias de agrotóxicos em sua residência, que se organizem para que a entrega junto a cooperativa seja realizada na próxima segunda-feira, dia 6 de junho. O procedimento de entrega é simples. Basta comparecer na unidade onde foi adquirido o produto e preencher um cadastro de entrega. Após a entrega, esses recipientes são encaminhados para depósitos da cooperativa e em seguida para a reciclagem, em Passo Fundo. As embalagens contaminadas são destinadas à incineração.
A Cotrijal orienta que o produtor entregue suas embalagens rígidas limpas (realizando a tríplice lavagem), perfuradas (no caso das que é possível perfurar) e com as tampas em separado, também limpas. As não laváveis devem ser acondicionadas em sacos plásticos padronizados. Também é necessária a separação das vasilhas, levando em consideração o tamanho. Para que a devolução dos materiais possa ser feita, é imprescindível observar esses pontos. O programa de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos iniciou em 2002 na Cotrijal. Em 2010, somente a unidade de Não-Me-Toque recebeu 39.675 embalagens vazias de agrotóxicos, um aumento de 60,42% em relação a 2009, quando foram entregues 15.700. Atualmente, há postos de coleta de embalagens nas seguintes unidades: Não-Me-Toque, Victor Graeff, Colorado, Vista Alegre, Carazinho, Tio Hugo, Igrejinha, Almirante Tamandaré do Sul, Santo Antônio do Planalto, Saldanha Marinho, Lagoa dos Três Cantos e Nicolau Vergueiro. Orientações sobre procedimentos necessários para fazer a entrega das embalagens de forma correta As embalagens rígidas (plásticas, metálicas e de vidro), de produtos líquidos que possam ser diluídos em água, são laváveis. Há dois procedimentos para deixar esses recipientes em condições de serem entregues nas unidades de recebimento: a tríplice lavagem e a lavagem sob pressão. Ambos os processos devem ser realizados imediatamente após o esvaziamento da embalagem, evitando que o produto resseque e fique aderido às paredes internas.