Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Frio beneficia cultivo de frutas no RS

As baixas temperaturas do final de semana devem resultar em melhor qualidade de frutas no Rio Grande do Sul. O coordenador estadual de fruticultura da Emater, Antônio Conte, explica que a maioria das plantas exige temperaturas abaixo de 7ºC para obter um bom desenvolvimento com equilíbrio de coloração e teor de açúcar. "As laranjas produzidas aqui são mais alaranjadas e saborosas do que as do Sudeste devido ao equilíbrio de frutose." Se as temperaturas forem abaixo de 2ºC, o que permite ocorrência de geada, o clima se torna prejudicial aos cítricos, queimando as frutas.

Segundo Conte, o ideal seria que as temperaturas fossem contínuas, o que permitiria melhor brotação e maturação. Os benefícios já são visíveis no Vale do Caí. Estão em colheita as bergamota Caí, com 25% das frutas colhidas, e a Ponkan, em início de colheita dos 900 hectares plantados na região. Entre as laranjas, a colheita abriu pela Céu Gaúcha, Seleta, Shamouti e Umbigo.

A geada também é benéfica para macieiras, ameixeiras e videiras, que se preparam para entrar na fase de floração. "Quanto mais frio estiver, mais energia elas terão depois para o desenvolvimento, e, se apresentarem uma bonita e plena floração, é sinal que a safra será boa." O frio também colabora para o controle de doenças. Conte diz que as temperaturas mais baixas interrompem o ciclo de pragas, como o da mosca-da-fruta.

Fonte: Correio do Povo