A partir do dia 1° de julho passa a vigorar mais uma etapa da Instrução Normativa 51 que estipula regras para a produção de leite do Brasil. O Ministério da Agricultura exige que as instalações das ordenhas tenham boas condições de higiene para reduzir as bactérias do leite e para melhorar a qualidade do produto.
O assunto entrou em discussão entre especialistas e produtores na Mercolactea, a feira do setor em Chapecó, Santa Catarina.
Para o Presidente da Comissão Nacional de Pecuária de leite da CNA, não tem como falar de qualidade do produto sem citar a famosa IN 51, a Instrução Normativa que regulamenta a produção de leite no Brasil, em vigor desde 2005.
Os produtores que estão no mercado, sejam grandes ou pequenos, já tem conhecimento das regras da Normativa 51. Faz seis anos que o documento foi criado pelo Ministério da Agricultura para melhorar a qualidade do leite produzido no Brasil. Para isso foram estipuladas etapas que devem ser cumpridas tanto pela indústria quanto pelos produtores.
Fonte: Revista Leite