Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Seminário debate os avanços da genética leiteira

Seminário debate os avanços da genética leiteira
Destaque para a palestra de Jens Baltissen
Os anseios da cadeia do leite e os avanços da genética foram destaque do 15º Seminário Estadual de Genética e Produção Leiteira, realizado nesta quinta-feira (16) em Não-Me-Toque. O evento foi realizado no auditório do Parque da Expodireto Cotrijal, e foi uma promoção do Banco de Sêmen das cooperativas do RS, com o apoio da Cotrijal e Ocergs/Sescoop.

A solenidade de abertura do seminário contou com a participação do presidente da Cotrijal, Nei César Mânica; do gerente de Produção Animal e Lojas, João Batista Chaise; do presidente do Banco do Sêmen, Ernerto Krug; do coordenador do Banco do Sêmen, Igor Flores, do presidente da Câmara de Vereadores de Não-Me-Toque, Gilson dos Santos; e do secretário de Agricultura de Não-Me-Toque, Johannes Arnoldus Maria Van Riel.

O evento foi prestigiado por mais de 300 pessoas, de diversas cooperativas do Rio Grande do Sul, o que confirmou o sucesso do seminário, que também reuniu importantes personalidades da cadeia produtiva do leite. "Ficamos felizes em fazer parte desse importante evento, e tenho a certeza de que a cadeia produtiva do leite ainda tem muito a crescer, e esse é o caminho para o desenvolvimento: a busca pela informação", disse o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, durante a abertura do evento.
O presidente do Banco do Sêmen, Ernerto Krug, coordenador do evento, destacou o bom número de participantes, com destaque para a presença dos 45 membros do Banco do Sêmem. "Trabalhamos o dia todo com o auditório lotado, com representantes de todas as regiões do Rio Grande do Sul, o que revela o interesse do produtor e do inseminador em procurar qualificação, para serem mais eficientes e eficazes em seu processo de produção", destaca Krug, chamando a atenção para a qualidade das palestras apresentadas durante o seminário. "Tivemos ideias sobre os problemas ligados a área de reprodução, conhecemos um pouco sobre a realidade do setor lácteo alemão, e debatemos questões de mercado e as tendências para a cadeia".

As palestras: A primeira palestra foi ministrada pelo gerente geral da cooperativa central de inseminação A ZBH da Alemanha, Jens Baltissen. Ele trabalhou o tema: O Programa de Seleção de Raças Leiteiras e o serviço de inseminação artificial nas cooperativas da Alemanha.

A palestra "Problemas reprodutivos no gado leiteiro e suas perdas econômicas" foi ministrada pelo médico veterinário José Luiz Moraes Vasconcelos, professor da Unesp e consultor da Pfizer Saúde Animal.

Durante a tarde o seminário foi dividido em dois momentos. O primeiro teve a coordenação do engenheiro agrônomo Ernesto E.B.Krug, presidente da Cooplib, da Associação Gaúcha de Laticinistas e do Banco de Sêmen, consultor do MDA e professor da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da UPF. Ele falou sobre o tema "Mercado do leite e as novas tendências de preços - perspectivas econômicas, tendências do mercado nacional e internacional do leite para o produtor e indústria". Já no segundo momento foi apresentado um painel com a explanação do desenvolvimento do Banco de Sêmen pelo presidente e o panorama atual do leite na ótica das empresas participantes.