Equipe Detec Cotrijal conheceu cultivares Codetec
A Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola - Coodetec, através de equipe técnica, esteve no Rio Grande do Sul no mês de junho para atualização de profissionais ligados às cooperativas gaúchas. Cerca de 80 engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas participaram dos treinamentos, que ocorreram em Não Me Toque (Cotrijal), Sarandi (Cotrisal), Frederico Westphalen (Cotrifred) e Carazinho (Cooplantio).
Durante os eventos foram apresentadas as cultivares CD 248RR, CD 249RR-STS e CD 250RR-STS, todas com alto potencial produtivo. "As três cultivares são lançamentos. A CD 250RR-STS é superprecoce (GM 5.5), com ciclo de 120 dias no Rio Grande do Sul e rendimento médio superior a 3,5 mil quilos por hectare. Como o ciclo é curto e permite a semeadura em meados de outubro nas lavouras gaúchas, essa cultivar possibilita escalonar a colheita e facilita o manejo da ferrugem e percevejos", detalhou Leandro Melo, responsável pela área de desenvolvimento de mercado da Coodetec.
Ele também explicou que a CD 248RR e a CD 249RR-STS são indicadas, especialmente, para regiões frias. "No Rio Grande do Sul, essas cultivares alcançam ciclo médio de 130 e 135 dias, respectivamente. É importante destacar também, que ambas possuem resistência ao acamamento."
A equipe de profissionais da Coodetec também falou sobre o andamento da pesquisa e sobre as sementes CD que estarão no mercado nas próximas safras. "Na próxima safra, lançaremos novas opções de cultivares de soja indeterminadas, de arquitetura mais compacta e que superaram os padrões do mercado na última safra. Faremos o lançamento de híbridos de milho Bt, com as marcas Herculex*I e VT PRO. Além disso, haverá cultivares de trigo com resistência à germinação na espiga, melhor adaptação, qualidade industrial para panificação e melhor tolerância às doenças. No médio-longo prazo teremos a vinda de outros eventos biotecnológicos em soja, trigo e milho, com destaque para sementes tolerantes à falta de água, resistentes a doenças e pragas, como a ferrugem, lagartas e nematoides", destacou o gerente comercial da Coodetec, no Sul do Brasil, Marcelo da Costa Rodrigues.
Para o supervisor regional de vendas, no Rio Grande do Sul, Jonathan Hilgert, esse tipo de iniciativa aproxima o agricultor das sementes CD. "A Coodetec está ao lado das cooperativas e trabalha com foco nas demandas de seus associados. Os agricultores são proprietários da Coodetec e os técnicos são a nossa ponte, o elo que nos liga a eles. Essa aproximação aumenta a confiança e diminui o caminho até o campo."
De acordo o representante técnico de vendas da Coodetec, José Luciano Moreira da Silva, eventos como estes, realizados no Rio Grande do Sul, aumentam a confiança entre a Cooperativa e seus parceiros. "Mantemos a tradição de qualidade, mas procuramos, acima de tudo, a inovação tecnológica. Fomos pioneiros no mercado de sementes RR e, agora, buscamos mais, com o lançamento da soja INTACTA RR² PRO™", destacou. A soja CD, com a tecnologia INTACTA RR² PRO™, deve ser lançada na safra 2012/2013.
Fonte: Coodetec