Grupo de Coqueiros do Sul participou do curso
O consumo de alimentos integrais tem crescido devido às vantagens nutricionais que apresentam. São mais nutritivos do que os refinados, na medida em que contêm maior quantidade de fibras, vitaminas e minerais, retida nas estruturas removidas com a refinação. Substituir os alimentos processados por integrais é uma recomendação comum nas orientações para uma nutrição saudável. Tendo em vista esses aspectos, a Emater/RS-Ascar e a Cotrijal realizaram, com apoio da Prefeitura de Coqueiros do Sul, curso sobre o uso de cereais na alimentação, que iniciou na terça-feira (28/06) e encerrou nessa quinta-feira (30/06), no Centro de Treinamento de Agricultores do Alto Jacuí (Cetaj), em Não-Me-Toque. Participaram 14 produtoras de Coqueiros do Sul, da localidade de Igrejinha.
De acordo com o coordenador do Cetaj e técnico da Emater/RS-Ascar, Celso Siebert, o curso teve 24horas/aula de duração e foram elaboradas 33 receitas. Diariamente, ocorreu degustação das receitas produzidas. As instrutoras do curso foram as extensionistas de bem-estar social da Emater/RS-Ascar, Rosangela Dallagasperina (Tapejara); Carmen Savoldi (Lagoa dos Três Cantos); Rosane Turra Treviso (Ernestina) e Ana Maria Knoff (Victor Graeff) e teve também a colaboração de Lisiane Ramos (Não-Me-Toque). O curso, além das atividades práticas, contou com aulas teóricas que abordaram noções sobre boas práticas na fabricação e higiene.
Até o final do ano serão realizados mais cinco cursos junto ao Cetaj, o próximo será sobre processamento artesanal de leite, de 12 a 14 de julho. A inscrição pode ser feita na Cotrijal - Unidade de Desenvolvimento Cooperativista - ou na secretaria do Departamento Técnico das unidades. Mais informações pelo telefone (54) 3332 2572.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar