Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Começa venda de milho a balcão no RS

Criadores gaúchos de aves, suínos e gado leiteiro já podem comprar milho diretamente do governo federal para alimentação do rebanho. Um mês após a negociação em Brasília, a Conab abriu ontem a venda a balcão de 10,9 mil toneladas em cinco municípios por R$ 25,95 a saca, uma vantagem, já que, no mercado, o custo é de R$ 30,00. Também foi autorizada a remoção de 80 mil t do Mato Grosso para atender ao programa no RS, que deve receber o produto em até 90 dias. O que os produtores não esperavam era que a venda fosse retomada com o mesmo limite individual de aquisição de 27 toneladas por CPF.

Em junho, o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, garantiu que dobraria esse teto por 90 dias devido ao alto preço do grão, que impacta os custos. Segundo o superintendente de Abastecimento Social da Conab, João Claudio Dalla Costa, o programa foi criado para atender a criadores familiares. Para agroindústrias que repassam ração a seus integrados há os leilões públicos. Ele acrescenta que a elevação do teto também exigiria licitação, inviabilizando manter o perfil do programa. E disse que para garantir o benefício ao público-alvo, associações de criadores terão de avalizar que o comprador não participa de sistema de integração ou que produz a ração para alimentar seus animais.

Apesar de reconhecer que a operação atende a 80% dos criadores, o presidente da Acsurs, Valdecir Folador, criticou o descumprimento da promessa. Folador reclama que o limite de aquisição é o mesmo há pelo menos dez anos e que o setor quer mudanças no mecanismo. "A Conab está equivocada numa série de questões, tem que atender ao suinocultor num geral, a integrados e a independentes."

Onde comprar Erechim Doutor Maurício Cardoso Passo Fundo Estrela Cruz Alta

Fonte: Correio do Povo