Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Seminário aponta dificuldades para fixar jovem no campo

Público estratégico para desenvolver a economia do Estado, os jovens rurais não estão se dando conta da grande importância que têm. A afirmação da extensionista da área de bem-estar social da Emater/RS-Ascar, Elisabete Ristow, foi dirigida a jovens e lideranças políticas, dentre elas, o prefeito Lírio Riva, e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Edair Nicolau, que participaram do 3º Seminário Municipal de Juventude Rural, realizado na quarta-feira (03/08), em Colorado. “Nosso desafio é entender quais são os motivos que interferem na decisão de ficar ou sair da propriedade”, disse Ristow.

Embora tenha reconhecido a intenção de privar os filhos do sofrimento, Ristow divergiu de um argumento muito utilizado pelos pais, o qual sustenta que para “ser alguém na vida”, é preciso trabalhar na cidade. “Deveríamos preparar os jovens para serem alguém ‘para’ a vida”, disse a extensionista da Emater/RS-Ascar. E isso, segundo ela, implica em auxiliar os filhos a enfrentarem seus problemas e a experimentar sentimentos de alegria e tristeza. “Os jovens querem ser donos de terra, mas têm medo da estiagem, de correr riscos, então, acabam achando mais fácil serem empregados”, lamentou Ristow.

Jovem rural de 22 anos, Ezequiel Fioreze, pensa semelhante. “O jovem não está sabendo ver”, disse ele. “Nós não estamos sabendo fazer a gestão das propriedades”, completou Fioreze. Segundo ele, a escola não ajuda a resolver o problema. “Ao invés de nos dizer o que fazer quando formos empregados, o professor deveria nos dizer o que fazer quando formos proprietários”, analisou Fioreze.

Palestrante do evento, a assistente técnica estadual de Juventude Rural da Emater/RS-Ascar, Vera Carvalho, estimulou os jovens a participarem da criação do Plano Municipal de Desenvolvimento, defendendo a inclusão produtiva e políticas de estímulo às famílias rurais. A mobilização juvenil, segundo Carvalho, tem resultado em avanços, como a criação da Secretaria Nacional de Juventude, Conselho Estadual da Juventude e do Pacto pela Juventude, compromisso assumido publicamente por organizações em favor da educação de qualidade, saúde, combate ao preconceito e políticas públicas que reconheçam e respeitem a juventude brasileira. “Eventos como este são um passo na direção da efetivação do que queremos trabalhar com os jovens”, disse a coordenadora da área de bem-estar social da Emater/RS-Ascar da Região de Ijuí, Márcia Barboza.

As sugestões apresentadas pelos jovens, durante o seminário, serão entregues ao prefeito de Colorado, segundo informou a extensionista da área de bem-estar social da Emater/RS-Ascar, Mara Ludwig Gonçalves.

Emater - RS