Encerrou na tarde desta segunda-feira (8), a primeira etapa deste ano do Programa Jovem Aprendiz da Cotrijal. Nesta etapa, os 52 jovens participaram das aulas teóricas do curso de assistente administrativo, que compreendeu, entre outras, as disciplinas de cooperativismo e postura profissional.
A segunda etapa do curso iniciou ontem (9), às 14 horas. Os jovens foram direcionados a diversos setores da Cotrijal, na sede, em Não-Me-Toque, e em algumas unidades, para desenvolverem aulas práticas. Eles vivenciarão de perto o dia dia da cooperativa e estarão em contato com os colaboradores da cooperativa e também associados.
Os jovens terão carga horária de quatro horas no turno inverso ao horário escolar, de segunda à sexta-feira. As aulas do Programa Jovem Aprendiz deste ano tiveram início em 7 de fevereiro. A previsão é de que a parte prática encerre no dia 7 de fevereiro de 2012. O programa contempla os jovens filhos de colaboradores e associados com o curso de assistente administrativo para cooperativas, formação essa que acontece através de uma parceira entre a cooperativa e o Sescoop-RS.
Os 52 jovens aprendizes foram recepcionados pelo setor de Recursos Humanos na Cotrijal, para participar da integração de colaboradores. Após, cada um será direcionado para um setor, onde poderá colocar em prática todo o aprendizado obtido em sala de aula.
Curso está sendo bem aproveitado
O programa Jovem Aprendiz é visto pelo jovem Mateus Barboza, de 15 anos, como uma ótima oportunidade de preparação para o mercado de trabalho. "Tivemos aulas sobre planejamento, organização pessoal, fizemos muitas amizades, aprendemos muito sobre cooperativismo, a história, como começou e agora com as aulas práticas teremos a oportunidade de aprender ainda mais", lembrando ainda que as aulas de técnicas de comunicação serão muito importantes nesta nova etapa. "Agora colocaremos em prática o que aprendemos, como atender o telefone, como nos portarmos perante o cliente e colegas. Estou muito otimista e ansioso para esta nova etapa".
A jovem aprendiz Djenifer da Silva Tramontini, de 14 anos, também enfatiza o aprendizado sobre cooperativismo e vínculos de amizade. "Aprendi muito com os professores e colegas, foi uma etapa de descobertas". Quanto às aulas práticas, ela diz ter muito interesse. "Eu espero poder colocar em prática tudo oque eu aprendi, e dar o meu melhor na Cotrijal", afirma a jovem.
Outra jovem que está na expectativa para o início da segunda etapa é Kaine Borges dos Santos, de 15 anos. "Há um ano atras eu nem imaginava que aprenderia tudo isso, além disso, as pessoas com as quais convivi aqui, cada uma delas ensinou um pouquinho, as diferentes formas de pensar; foi uma etapa de descobertas", afirma.
O instrutor da disciplina de cooperativismo, João Carlos Metzdorff, afirma que as instituições permanecem; o que passa, são as pessoas, e no meio cooperativo não é diferente. O que precisa ser feito é preparar os jovens para desenvolverem o ideal cooperativo. "Eu acho que o cooperativismo precisa rejuvenescer, e de forma faremos isso? Incentivando o filho do associado da cooperativa, o filho do colaborador da cooperativa, para que eles vivenciem de perto este espírito de cooperação e deem continuidade a este trabalho. Nós precisamos disso, de lideranças novas, deste espírito jovem", ressalta Metzdorff.