Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Municípios gaúchos participam do Dia Nacional do Campo Limpo

Municípios gaúchos participam do Dia Nacional do Campo Limpo O Dia Nacional do Campo Limpo será comemorado no próximo dia 18 de agosto, em todo Brasil. O principal objetivo da data é fazer com que as comunidades próximas às unidades de recebimento reflitam, se conscientizem e participem de atividades relacionadas à preservação do meio ambiente. Para isso, é desenvolvido o Sistema Campo Limpo, que visa a devolução das embalagens vazias de defensivos agrícolas.

A iniciativa une escolas, agricultores, distribuidores, indústrias, autoridades e comunidade para divulgar a preservação ambiental no campo e os bons resultados do programa de destinação de embalagens. O projeto é referência no Brasil e exemplo para o mundo, destinando de forma ambientalmente correta 94% das embalagens plásticas vazias que são comercializadas anualmente. No Rio Grande do Sul, mais de 1.847 toneladas de embalagens já foram retiradas do meio ambiente esse ano.

Em 2011, sete unidades de recebimento do Rio Grande do Sul participam das comemorações por meio da realização de palestras, promoção de visitas ao interior das centrais, entrega de prêmios aos agricultores que se destacam no processo e apresentações culturais e educativas, como forma de mobilizar as comunidades em torno de temas relacionados à preservação ambiental.

Os municípios de Alegrete, Cachoeira do Sul, Capão do Leão, Dom Pedrito, Passo Fundo, São Luiz Gonzaga e Vacaria terão unidades de recebimento, que estarão com as portas abertas para a comunidade no dia 18. Ainda como parte das atividades, alunos de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental das escolas envolvidas nas comemorações participam dos concursos de desenho e redação, ambos com etapa local e nacional. O tema do concurso de desenho é "Cuidar do campo é cuidar da vida" e do concurso de redação é "O meio ambiente e as embalagens do campo: tudo a ver!". A apuração dos vencedores será em outubro.

Segundo João Cesar Rando, diretor-presidente do inpEV, instituto que representa a indústria fabricante de agrotóxicos para a destinação das embalagens vazias de seus produtos, desde a primeira edição do Dia Nacional do Campo Limpo, em 2005, foi contabilizado o envolvimento de mais de 500 mil pessoas nas ações coordenadas pelas unidades de recebimento de todo o País. “A data é a principal ação de mobilização promovida pelos diversos atores do Sistema Campo Limpo e reforça o comprometimento dos envolvidos com a educação ambiental das futuras gerações e com preservação do meio ambiente por um campo mais limpo”, destaca Rando.

Em 2011, estima-se que mais 150.000 pessoas sejam atingidas pelas ações do Dia Nacional do Campo Limpo.