O gerente de desenvolvimento cooperativista da Cotrijal, Enio Schroeder, foi um dos palestrantes do Seminário Regional de Qualificação Rural, no último dia 24 de agosto, em Carlos Barbosa, região serrana. O evento foi promovido pela Cooperativa Santa Clara, Emater, Prefeitura do município e sindicatos de trabalhadores rurais, com apoio de várias organizações ligadas ao setor agropecuário, e reuniu 300 participantes, de 23 municípios.
Schroeder abordou o tema Sucessão Rural, relatando as experiências vivenciadas pela Cotrijal através do Projeto Novas Gerações, realizado desde maio de 2010, provocando o grupo para uma reflexão sobre o assunto. Ele reconheceu que o tema é difícil de ser trabalhado, porque envolve sentimentos, e ressaltou que o diálogo é a única forma de evitar conflitos. “A sucessão na propriedade rural deve começar a ser discutida cedo entre entre pais e filhos, independente do tamanho do patrimônio da família, com estabelecimento de regras para quem fica e para quem sai do campo”, ressaltou.
Segundo Schroeder, o jovem precisa perseguir seus sonhos, com realismo, dedicação e convicção. “Nem todos vão permanecer na propriedade, mas os que ficarem, dando prosseguimento às atividades iniciadas por seus pais e gerações passadas, precisam ser participativos, eficientes e compromissados com a cooperativa, para que haja um crescimento mútuo. “O cooperativismo é o melhor sistema de trabalho que existe, pois coloca, pela força do conjunto, todos em condições iguais de competitividade”, defendeu, colocando a Cotrijal a disposição para ações conjuntas, intercâmbios de informações e trocas de experiências.
“Foi uma palestra excelente, que vai nos ajudar a tomarmos o caminho certo”, disse o presidente da Cooperativa Santa Clara, Rogério Southier, referindo-se à Cotrijal como uma importante coirmã, pela liderança, ousadia e pioneirismo em questões relacionadas com o avanços de tecnologias e a participação do quadro social. “É um exemplo para nós”, completou.
O Seminário ainda abordou temas voltados para gestão da propriedade rural e para aspectos técnicos relacionados com a produção leiteira, principal atividade desenvolvida na região. Foi também palco para o lançamento dos Programas: Controle Leiteiro e Registros Oficiais dos Animais, desenvolvido pela cooperativa Santa Clara; e Jovem Agricultor, pela Prefeitura de Carlos Barbosa, que prevê a instalação de pontos de Internet nas propriedades rurais, e para a certificação de 60 alunos que realizaram um curso de informática patrocinado pelo Sescoop/RS, visando qualificação profissional. Uma exposição de máquinas, produtos e serviços de interesse do setor agropecuário, completou a programação.