Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Estado pode ter crescimento maior do que média brasileira

O presidente da FEE, Adalmir Marchetti, comemorou o resultado e disse que o Estado deve crescer mais que a média brasileira este ano.

- Quando a agropecuária vai bem, toda a economia gaúcha vai bem - destacou.

Além do agronegócio, o comércio contabilizou crescimento acima da média e fechou o período com alta de 10,8% - resultado basicamente das compras de materiais de construção, com alta de 32%, e de móveis e eletrodomésticos, com expansão de 20,2%.

Apesar dos números favoráveis, o desempenho não deve se repetir na segunda metade do ano, de acordo com o economista Martinho Lazzari. Responsável pela produção dos resultados, Lazzari atribuiu o crescimento “bastante robusto” da economia gaúcha à concentração das atividades agrícolas no primeiro semestre.

- Os sinais de desaceleração já são visíveis. É difícil dizer ainda em que grau, mas posso garantir que o comportamento do primeiro semestre não irá se repetir – disse o economista.

Lazzari não descartou nem mesmo um desempenho negativo da economia gaúcha no período. O economista se disse preocupado com o baixo desempenho da indústria, que é o segmento mais dinâmico da economia e com maior geração de valor. No segundo trimestre do ano, o setor teve um avanço de apenas 1,1% sobre o período entre janeiro e março.