Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Cotrijal e Embrapa Milho e Sorgo reforçam parceria

Cotrijal e Embrapa Milho e Sorgo reforçam parceria
Técnicos da Cotrijal participaram de treinamento
Cotrijal e Embrapa Milho e Sorgo vão dar sequência neste ano a uma parceria iniciada em 2010 visando identificar os gargalos da produção de milho e suas possíveis soluções. Para a próxima safra, que começa a ser implantada em setembro, foi definida a instalação de cinco unidades de observação, denominadas Unidades de Referência Técnica, na área de atuação da cooperativa, sendo quatro em propriedades de associados da Cotrijal e uma na área experimental. O objetivo é analisar incidência e controle de doenças e manejo de nitrogênio.

As ações para a próxima safra foram definidas em reunião realizada nesta terça-feira (23), na Cotrijal, reunindo representantes da cooperativa e da Embrapa Milho e Sorgo, que é sediada em Minas Gerais. A Cotrijal esteve representada pelo gerente de Produção Vegetal, Gelson Melo de Lima, pelo analista de Produção Edilson Baumgratz e integrantes do Departamento Técnico. Já pela Embrapa, participaram da reunião os pesquisadores Diego de Oliveira Carvalho (transferência de tecnologias), Rodrigo Veras da Costa (fitopatologia), Jane Assis Rodrigues Machado (melhoramento genético de milho) e Álvaro Vilela Resende (fertilidade).

Antes da reunião, pela manhã, o Departamento Técnico da Cotrijal participou de treinamento sobre manejo de doenças em milho, para atualizar a equipe sobre as novidades da pesquisa e comparar os dados das últimas safras visando traçar a melhor estratégia de manejo neste ano. A capacitação também integra a parceria estabelecida no ano passado pelas duas instituições e deve ter sequência durante esta safra.

O analista de Produção Edilson Baumgratz afirma que o aperfeiçoamento do sistema de produção, com ênfase às boas práticas agrícolas, visando aumentar a produtividade média da cultura do milho na área de abrangência da Cotrijal e consequentemente melhorar a renda para os agricultores, é uma preocupação constante do departamento técnico. "Discutir o sistema de produção de milho predominante, assim como identificar os principais gargalos e demandas para elevar a produtividade das lavouras de milho, com os pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo, tem oportunizado avanços tecnológicos e o estabelecimento de estratégias que estão contribuindo no aumento dos rendimentos médios da cultura do milho em nossos associados", destaca.

O pesquisador Diego de Oliveira Carvalho ressalta que a intenção da Embrapa Milho e Sorgo é aproximar-se do produtor, estudando suas dificuldades para aumentar a produtividade e propondo soluções. "Já tivemos um bom resultado com a parceria em 2010, mas as análises de um ano não são suficientes para propor uma estratégia de manejo de doenças, pragas e fertilidade, pontos em estudo neste projeto, que gere aumento do rendimento, por isso, vamos continuar o monitoramento e a capacitação dos técnicos", explica.