Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Cotrijal confirma participação na 5ª Agrotecno Leite

Cotrijal confirma participação na 5ª Agrotecno Leite
Mânica falou em nome dos realizadores da feira
A quinta edição da Agrotecno Leite acontecerá de 27 a 30 de setembro, no centro de eventos e Campos de Pesquisa da Universidade de Passo Fundo. A feira, considerada a maior do segmento na região, foi apresentada à comunidade nesta quinta-feira, dia 15, na UPF, com a participação dos representantes das entidades e instituições promotoras, imprensa e convidados.

O presidente da diretoria executiva da Feira, Ari Rosso, traçou um histórico da Agrotecno Leite, que deu seus primeiros passos em 2006, quando entidades pensavam em uma proposta de alternativa à monocultura. Da primeira edição de um dia, em 2007, com 20 expositores e dois mil visitantes, as ações foram crescendo, alcançando 14 mil visitantes e mais de 80 expositores em 2010. Rosso apresentou uma síntese do planejamento estratégico 2011-2015 da iniciativa, que pretende consolidar-se como a melhor difusora de tecnologias e oportunidades no segmento. Para alcançar a meta, estão envolvidas lideranças e representantes de entidades parceiras.

O prefeito de Passo Fundo, Airton Dipp, destacou sua satisfação com a organização da programação. "Independentemente do foco, que considero acertado, as instituições envolvidas dão sustentação ao evento. Tenho a certeza de que a quinta edição será melhor do que a quarta, no rumo certo para que o evento seja um dos principais do país na área", comentou.

O presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, chamou a atenção para os desafios da cadeia leiteira e a importância que o evento representa para os produtores e para a divulgação do produto (leite). "Essa é uma cadeia difícil, mas importante. A Agrotecno Leite é a melhor feira focada nessa cadeia e eu acredito na expansão do evento e desse segmento como um todo", salientou o presidente da Cotrijal, que no evento estava acompanho do gerente de Produção Animal, João Batista Chaise; e do gerente da unidade de Passo Fundo, Marcelo Ivan Schwalbert.

Além de fazer parte do grupo de realizadores da feira, a Cotrijal participará com seu estande institucional (parte interna) e também com um espaço externo que desenvolverá o tema "Estratégias para maximizar a produção de leite".


Feira quer incentivar o consumo de leite

Mais de 100 expositores já estão confirmados para o evento, que traz como uma das novidades o projeto Beba Leite. A intenção é incentivar o hábito do consumo do leite e seus derivados entre as crianças. Para isso, nos dias da programação, serão recebidas 1,2 mil crianças de escolas públicas e particulares da região, que serão instruídas de maneira lúdica e didática sobre a importância do leite na alimentação, podendo também entender o caminho que o leite faz até chegar às suas casas e ainda saborear receitas elaboradas por elas mesmas. Outra novidade será a exposição, julgamento e comercialização de gado leiteiro, uma demanda desde a primeira edição, trazendo neste ano as raças jersey, holandesa e gir leiteira.

As palestras, o I Simpósio Agrotecno Leite, o Fórum Gestão Ambiental – sustentabilidade no agronegócio e as estações técnicas e de campo complementam a programação, sempre com temas relacionados aos principais gargalos identificados atualmente na produção e comercialização.

A Agrotecno Leite 2011 é promovida em parceria entre a UPF, Cotrijal, Emater/RS, Embrapa Trigo, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Prefeitura de Passo Fundo, RBS TV, Sebrae e Sicredi.