Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Técnicos projetam dezembro com poucas chuvas no RS

O começo da primavera será marcado pela ocorrência de chuvas dentro da normalidade para o período, mas, a partir de novembro, a tendência é de que os volumes de precipitações reduzam. A informação consta do boletim agrometeorológico emitido pelo Conselho Permanente de Agrometeorologia Aplicada do Estado do RS (COPAAERGS), na manhã desta sexta-feira.

O boletim, destaca, ainda, que “a análise detalhada dos modelos estatísticos (CPPMet/UFPel) indicam para o mês de outubro precipitações pouco acima do padrão climatológico no norte do Estado e dentro do padrão nas demais regiões. Para novembro os modelos mostram precipitações pouco abaixo do padrão climatológico no sudoeste e dentro do padrão nas demais regiões. Para dezembro a tendência é ficar abaixo do padrão em todas as regiões, especialmente no oeste do Estado”.

Para as temperaturas mínimas, os modelos apontam para inversão térmica no decorrer do trimestre. Para os meses de outubro e novembro os modelos mostram valores pouco acima do padrão climatológico na parte oeste e dentro do padrão nas demais regiões. Para o mês de dezembro a tendência é de predomínio do padrão normal em grande parte do Estado.

As temperaturas máximas seguem padrões semelhantes das temperaturas mínimas em todo o trimestre. Para os meses de outubro, novembro e dezembro a tendência indica valores abaixo do padrão climatológico no sul e oeste do Estado e dentro do padrão nas demais regiões.

Conforme a doutora em agrometeorologia Bernadete Radin, da Fepagro, as tendências de precipitações são indicações de padrões predominantes climáticos de grandes áreas, podendo ocorrer eventos localizados de maior ou menor magnitude. Lembra, ainda, que é normal, nesta época, o aumento gradual das temperaturas.