Delegações de 54 municípios estão participando ao longo de todo o dia de hoje (23) do Encontro Regional de Mulheres Rurais e do Programa Rio Grande Mulher, que está acontecendo no município de Ernestina. Estão reunidas, mais de 2,5 mil mulheres, entre agricultoras familiares, pescadoras, quilombolas, assentadas da reforma agrária, além de autoridades e extensionistas.
Pela manhã foi entregue o Prêmio Sementes da Vida para 12 mulheres com atuação em diferentes áreas, além de homenageadas cinco extensionistas da Emater/RS-Ascar que se sobressaíram com trabalhos nas áreas de segurança e soberania alimentar e nutricional, promoção e organização social, geração de renda, gestão ambiental e educação e promoção em saúde.
A diretora técnica da Emater/RS, Águeda Marcéi Mezomo, mentora do Programa Rio Grande Mulher junto a Emater/RS-Ascar ressaltou a importância da iniciativa para a valorização da mulher e expansão da agricultura familiar. "Mais do que ajudar nas tarefas da propriedade, as mulheres são as responsáveis pelo planejamento estratégico e o desenvolvimento sustentável das propriedades rurais", disse à plateia. A diretora explica que a mulher tem um papel decisório importante junto à família e os eventos regionalizados do Rio Grande Mulher buscam potencializar o trabalho delas e a inserção nos processos de construção de políticas públicas.
Para o presidente da Emater/RS, Mário Augusto Ribas do Nascimento, também presente no evento, o prêmio quer valorizar a atuação da mulher também dentro da comunidade. "O Prêmio Sementes da Vida é o reconhecimento que a Extensão Rural faz ao valor da mulher não só na propriedade rural, mas também na comunidade onde atua".
O prefeito de Ernestina, Aderi Baumgratz Soares, disse durante a entrega do prêmio que estava feliz por ver as mulheres rurais de toda a região sendo homenageadas em seu município. "É com orgulho que recebemos todas essas mulheres aqui, pois temos hoje muitas mulheres do meio rural que realmente fazem a diferença".
Agora à tarde o público assistiu a palestra "A Revolução Transformadora das Mulheres", com Joel Adriano Macie e participou de oficinas sobre prevenção ao câncer de mama com o Imama e sobre economia de energia com a CEEE.
O evento é promovido pelo Governo do Estado, Emater/RS-Ascar e Prefeitura Municipal de Ernestina. Já o Prêmio Sementes da Vida, é uma das ações do Programa Rio Grande Mulher, que integra os Programas Estruturantes do Governo do Estado e as Frentes Programáticas da Emater/RS-Ascar contemplando a área de Bem-Estar Social.
Saiba quem são as mulheres homenageadas:
Destaque externo
Categoria Social: Janes Ciprandi
Categoria Política: Teodora Berta Souilljee Lütkemeyer
Categoria Economia: Eni Webber
Categoria Cultura: Leila Mertins
Categoria Comunicação: Rosa Liberman
Categoria Ambiental: Ieda Almeida
Destaque Interno: Categoria Segurança e Soberania Alimentar
Extensionista Rosângela Dallagasperina
Categoria Promoção e Organização Social: Extensionista Odith Maria Fabris Cidade
Categoria Ambiental: Extensionista Dulce Filomena Rech
Categoria Educação e Promoção da Saúde: Extensionista Sandra Bianchetti
Categoria Geração de Renda: Extensionista Joice Trentin
Destaque Especial: Cleci Terezinha Koch
Magali Beckmann
Fonte:Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar