Reuniões atraíram grande número de associados
A Cotrijal encerrou no dia 28 de setembro o Projeto Participação em Família 2011. Lançado em 2009, o projeto tem por objetivo aproximar cada vez mais o associado e a cooperativa, levando para debate nas comunidades assuntos relevantes para o quadro social e a organização. Neste ano, as discussões tiveram como foco o tema gestão, considerado um dos pilares do sucesso tanto da cooperativa quanto do produtor. A ideia foi ampliar o debate sobre a gestão da cooperativa e das propriedades iniciada no Seminário de Líderes da Cotrijal, realizado em maio.
Durante as reuniões, foram feitas apresentações em quatro áreas: Gestão de Pessoas e Processos, com a gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO), Iara Silveira da Cruz; Comercial Grãos, com o analista comercial Luis Cláudio Gomes e o assistente administrativo Diego Wasmuth; Comercial Insumos, com o vice-presidente Jairo Marcos Kohlrausch; e Tecnologia, com o gerente de Produção Vegetal Gelson Melo de Lima.
Um dos diferencias da edição 2011 do projeto foi a participação, em todas as reuniões, do presidente da Cotrijal, Nei César Mânica. Ele coordenou um dos painéis apresentados e interagiu com os produtores levando informações sobre as ações desenvolvidas pela cooperativa. Ao avaliar as reuniões, destacou que foi possível mostrar as ações da direção e das unidades de apoio e negócios. "Conseguimos reunir um grande número de produtores e seus familiares e foi possível perceber que eles entenderam o que foi explicado e aprovaram o tema, que esclareceu muitas dúvidas sobre o processo de gestão da cooperativa e reforço a importância do planejamento adequado também na propriedade", avaliou. "Tivemos a oportunidade de mostrar o que a Cotrijal faz e com os associados mais integrados à cooperativa teremos um resultado ainda melhor".
"Estamos trabalhando junto com o quadro social para continuar buscando o crescimento da cooperativa", disse Enio Schroeder, gerente de Desenvolvimento Cooperativista, ao avaliar as 16 reuniões que fizeram parte do projeto Participação em Família 2011. Segundo ele, o tema e o modelo desenvolvido nas reuniões foi uma escolha dos líderes de núcleo. Após participarem do Seminário de Líderes, eles solicitaram para a direção da cooperativa que se reproduzisse com todo o quadro social o que havia sido trabalhado no evento. "O sucesso do projeto mais uma vez é resultado do trabalho conjunto da liderança. Aceitamos o desafio proposto pelos líderes e conseguimos levar uma importante mensagem aos associados".
Ao todo, o projeto deste ano envolveu 3.750 pessoas, em 16 encontros realizados entre 25 de julho e 28 de setembro, nos 51 núcleos da cooperativa. Participaram das reuniões, além da equipe da Cotrijal, conselheiros de Administração e Fiscais e os conselheiros representantes dos líderes de núcleo das regiões Sede, Iloni Maria de Quadros; Um, Francisco Schreiner; e Dois, Paulo Castelar Alflen.
NOVOS LÍDERES
Um dos destaques das reuniões do Projeto Participação em Família foi a eleição de novos líderes. Nos 49 núcleos onde ocorreu o processo eleitoral, em 22 os líderes atuais, com mandato em vencimento, foram re-eleitos. Em Ernestina, como o núcleo foi fundado durante a reunião, foram eleitos todos os três líderes. E em Passo Fundo não houve eleição, porque os líderes haviam sido eleitos durante a reunião de criação do núcleo, no início deste ano. Confira quem são os novos líderes e os que se re-elegeram para mandato de três anos.